A beleza da polifonia vocal
ARTS QA MÚSICA CLÁSSICA
POR CLARICE MIRANDA
A beleza da polifonia vocal
Um pouco da História
Saudações Musicais, queridas quartières!
Muitas de nós, alguma vez em nossas vidas, tivemos a oportunidade de participar de um coral.
Vale recordar que nos ensaios, ensaiávamos “partes” diferentes para cantar. Quando reuniam as vozes com as várias melodias, ficava uma maravilha! Isto em música recebe o nome de polifonia.
Polifonia, então, é a música onde duas ou mais melodias diferentes, muitas vezes até com letras diferentes, são cantadas ao mesmo tempo, combinadas entre si com um efeito sonoro muito bonito.
A polifonia vocal, surgiu no período do Renascimento (1300 a 1600) e é a grande característica musical deste período.
No renascimento os cantos polifônicos, eram apresentados sem acompanhamento de instrumentos musicais, que chamamos de canto à capela.
CURIOSIDADE: com a invenção da imprensa no renascimento por Gutenberg, a música deste período teve grande difusão mas, mesmo assim, ainda era muito cara, restrita a poucas pessoas.
As edições desta época, eram tão valiosas que se tornaram presentes em casamentos e deixadas como herança!
Toda vez que você ouvir um coral ou uma só pessoa cantando sem acompanhamento de instrumentos musicais, qualquer tipo de música, clássica ou popular, você pode falar: estou ouvindo um canto à capela. O resultado é belíssimo e encanta nossos sentidos!
Escolhi, para vivenciarmos a polifonia vocal, a capela e as imensas possibilidades da voz humana, o espetacular The vocal People.
É um divertido e criativo grupo israelense, composto por 3 mulheres e 5 homens. Desfruem desta maravilha!
Comments