top of page

A LIGIA DE TOM JOBIM







Uma das mais belas composições da MPB, chama-se “Ligia”, do compositor, pianista, violonista, flautista e arranjador, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, o nosso Tom Jobim. A carioca Lygia Marina de Moraes, foi a musa inspiradora da canção, nos anos 1960. Ambos se conheceram no Bar Veloso (hoje, Garota de Ipanema, homenagem à música composta neste bar, por Tom e Vinícius).

Quando Lygia contou ao Tom que era professora de sua filha Beth, que na época tinha 11 anos, ele teve um ataque de riso e comentou: “É a primeira vez que uma paquera se transforma em reunião de pais e mestres”.

“Tom me deu uma carona, despedimo-nos no carro, com um beijinho no rosto, mas parou ali. Tom era casado. Aquela carona foi nosso único encontro a sós. Nunca tivemos nada. A música fala de tudo o que não aconteceu: o cinema, o passeio na praia... Depois disso nos encontramos muitas vezes, mas sempre em grupo”, revelou Lygia,

Lygia tinha olhos verdes, mas, com o intuito de não explicitar a identidade da musa, na letra da canção Tom colocou “mas seus olhos morenos me metem mais medo que um raio de sol...”


Selecionei Tom Jobim ao piano interpretando Ligia.



 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page