A Primeira Dama da Canção
ARTS QA - POR MONSIEUR SERIN
ENCANTOS DA MÚSICA POPULAR
ELLA FITZGERALD – “A PRIMEIRA DAMA DA CANÇÃO”
Com uma extensão vocal caracterizada pela pureza de sua tonalidade, excelente dicção e entonação impecáveis, a cantora e compositora americana Ella Jane Fitzgerald, nasceu em Newport News, em 1917.
Assim como grande parcela da classe artística daquela época, Ella Fitzgerald teve uma infância, e juventude sofridas, verdadeiros enredos familiares de horror, culminando com sua fuga ainda criança e tornando-se moradora de rua, pedindo esmolas.
Passou a ganhar dinheiro dançando sapateado nas ruas, improvisando apresentações em estabelecimentos comerciais. Com o pouco que ganhava, começou a fazer aulas de piano com uma professora do bairro.
Aos 17 anos sua professora de piano, incentivou-a a se inscrever em um concurso de artistas amadores no Teatro Apollo, no Harlem. Inscreveu-se e venceu a competição e, gradualmente, foi subindo na profissão, De 1935 a 1939, fez sucesso cantando em big bands.
Em 1942, partiu para a carreira solo, foi contratada pela gravadora Decca, e emplacou diversos sucessos. Em 1955 foi para a Verve Records, criada em torno dela e deslanchou ainda mais a carreira.
Ao longo de seus 59 anos de carreira, venceu 14 prêmios Grammy e recebeu a Medalha Nacional das Artes bem como a Medalha Presidencial da Liberdade. Em 2013 foi eleita pelo Yahoo, a maior cantora do século XX.
Ella atuou em vários filmes e estrelou diversas campanhas publicitárias.
Casou-se e divorciou-se por três vezes e faleceu em 1996, em sua casa em Beverly Hills, Califórnia, aos 79 anos de idade.
Selecionei três maravilhas de seu repertório: “Misty”, “Summertime” e “Dream a little dream of me”, essa com Louis Armstrong:
Comments