A Rainha do Blues
ARTS QA - POR MONSIEUR SERIN
ENCANTOS DA MÚSICA POPULAR
DINAH WASHINGTON – RAINHA DO BLUES
Nascida em 1924, no Alabama, Dinah Washington, nome artístico de Ruth Lee Jones, foi uma cantora e pianista norte-americana, considerada "a mais popular artista feminina negra dos anos 50".
Fundamentalmente uma vocalista de jazz, apresentou-se e gravou uma ampla variedade de estilos, incluindo Rhythm and blues e música pop tradicional e blues, ganhando o título de "Rainha do Blues”.
Sua família mudou-se para Chicago quando ela tinha quatro anos e já tocava piano e cantava na Igreja Batista de St. Luke, com sua mãe. Aos quinze anos, ganhou o primeiro prêmio em uma competição de canto amador, no Teatro Regal. No ano seguinte, a cantora Sallie Martin a contratou para cantar e tocar piano para seu grupo, o Sallie Martin Colored Ladies Quartet.
Dois anos depois, Dinah voltou ao circuito de clubes noturnos tocando piano no Three Deuces, um clube de jazz onde Billie Holiday estava se apresentando; lá foi descoberta por Lionel Hampton, que lhe sugeriu o nome artístico. Enquanto cantou com a banda de Hampton, Dinah começou a gravar blues. Em 1943, suas canções "Evil Gal Blues" e "Salty Papa Blues" tornaram-se hits entre o público afro-americano. Dois anos depois, "Blow Top Blues", a única canção que gravou com Hampton, tornou-a uma estrela do R&B.
Washington teve oito maridos e dois filhos. No final de sua carreira, preocupada com seu peso, adotou dietas rígidas que tiveram resultado fatal. Dinah faleceu em 1963, aos 39 anos de idade, devido à overdose de álcool, sedativos e pílulas para emagrecimento.
Selecionei suas maravilhosas interpretações de “What a difference a day makes”, “I don´t hurt anymore” e “Mad about the boy”.
Comments