A semana de 22 como motivação
ARTS QA – PELA CURADORA ADRIANA REDE
EXPOSIÇÃO MODERNO ONDE? MODERNO QUANDO?
A semana de 22 como motivação
No início de 2022 completam-se 100 anos da tão aclamada Semana de Arte Moderna de 1922, onde no Theatro Municipal de São Paulo ocorreu por três dias uma manifestação artística, política e cultural sem precedentes. Ocorreram apresentações de artistas, hoje reconhecidos, como os poetas Mario e Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, os artistas Anita Malfatti e Di Cavalcanti, e dos músicos Heitor Villa Lobos e Guiomar Novaes.
Vários museus desde este ano e no próximo, trazem em suas programações exposições comemorativas à “Semana".
O MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo, traz uma proposta diferente: uma reflexão sobre a Semana de 22, fugindo das respostas certas ou prontas. A mostra foi contextualizada em um cenário amplo, com obras de artistas de distintas regiões do país, enfatizando a idéia de que a arte moderna não esteve restrita a São Paulo.
Para demarcar o arco temporal da mostra, foi eleito o período da virada do século, em 1900, até a implementação do Estado Novo por Getúlio Vargas, em 1937. O ano de 1900 representa o espírito da Belle Époque, período entre o fim do século 19 e começo do 20 marcado por transformações culturais, artísticas e tecnológicas. À medida que a década de 1930 avança, os tipos brasileiros passam a ser espelhados sobretudo nos trabalhadores rurais e nos operários. A arte ganha uma tônica engajada nas telas de Candido Portinari. Por outro lado, os ventos surrealistas deixaram marcas na pintura antropofágica de Tarsila do Amaral.
Portanto, a mostra será dividida em três núcleos: os pré-modernistas, as obras e os artistas participantes do evento no Theatro Municipal, e os desdobramentos do movimento até 1937. "Mais do que uma celebração do centenário da Semana de 22, o MAM contribui para a pesquisa e reflexão sobre o que significou esse evento, seus antecedentes e desdobramentos” diz Cauê Alves, curador-chefe do MAM.
Sorte nossa, que vamos poder ver e rever a magnitude do movimento modernista no Brasil!
Comissão Organizadora da Semana de Arte
Catálogo e Cartaz criados por Di Cavalcanti
.
Commentaires