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A VOZ, UM INSTRUMENTO MARAVILHOSO

ARTS QA MÚSICA CLÁSSICA

POR CLARICE MIRANDA

A VOZ, UM INSTRUMENTO MARAVILHOSO


Saudações musicais, queridas quartières!


Quando ouvimos um cantor atuando em uma ópera, ficamos impressionados com o volume de sua voz e como ele consegue cantar tanto tempo sem respirar não é mesmo?


Todo cantor de ópera desenvolve essas qualidades estudando técnica vocal por muitos anos. É importante escolher um bom professor de canto, pois ele será o responsável por lapidar a voz, um instrumento maravilhoso e que tem que ser trabalhado com muito cuidado para não ser danificado.


A técnica vocal, tem como ponto fundamental a respiração. Para isto, diversos exercícios são executados todos os dias pelo cantor para fortalecer esta capacidade. É através do desenvolvimento da respiração correta, que o pulmão se expande ao inspirar, aumentando o estoque de ar. O cantor desenvolve também o controle da expiração, aumentando assim o tempo de cantar sem respirar. Ele literalmente aprende a economizar o ar.


Além dos exercícios respiratórios, faz exercícios vocais, chamados de vocalizes, desenvolvendo três qualidades muito importantes para um cantor: volume, extensão e flexibilidade.

Imaginem um elástico: a voz do cantor é este elástico. O professor através destes exercícios, alonga a voz nos dois extremos, desenvolvendo assim, os agudos e os graves.

Um bom professor é fundamental, mas antes de tudo é primordial a pessoa possuir um material de boa qualidade a ser desenvolvido.


Todo instrumento musical possui uma caixa de ressonância. A do cantor é a cabeça, mais precisamente, as fossas nasais seios paranasais. Tente colocar sua língua no fundo de sua boca, e perceba que existe uma parte molinha. Pois é justamente aí, que a voz é projetada, vibrando esta parte que chamamos de palato mole. Para colocar a voz neste exato ponto, é que está um dos aprendizados do canto. Exercícios com todas as vogais e depois todas elas com as consoantes são técnicas normalmente utilizadas.


Tudo isto é primordial e necessário para um cantor atuar em óperas, pois nelas não se faz uso de microfones ou amplificadores de voz. Ele tem que ser ouvido até a última cadeira do teatro e ter um volume capaz de não ser coberto pelo som da orquestra.


O uso de microfones só é utilizado em apresentações ao ar livre, onde não se tem a acústica existente nos teatros.


Escolhi para exemplificar o canto operístico, o maravilhoso e lindo tenor alemão Jonas Kaufmann (1969).

Sua simpatia envolvente, faz dele um dos mais bem sucedidos cantores da atualidade, o que podemos chamar de “grande estrela”.

Cantará, uma conhecida ária da ópera Tosca, de Puccini, “E lucevan le stelle”, na parte final, a letra diz o seguinte: Desapareceu para sempre o meu sonho de amor. Agora fugiu e eu morro desesperado! E nunca amei tanto a vida!



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