ALDOUS HUXLEY
ARTS QA LITERATURA
POR VITOR HUGO
Nascido no ano de 1894 em Godalming, Inglaterra, filho de um professor e escritor e neto de um famoso naturalista, Aldous Huxley foi criado em um ambiente predominantemente intelectual.
Estudou no Eton College, mas foi obrigado a abandonar os estudos por causa de uma doença nos olhos que o deixou quase cego. Tempos depois, recuperado da visão, voltou aos estudos e, em 1913, ingressou no Balliol College em Oxford, obtendo a licenciatura em Literatura Inglesa em 1915.
Em 1916 e 1917 lançou suas primeiras publicações, coletâneas de poemas. Trabalhou como jornalista para a revista Athenaeum e, como crítico de teatro, para a Westminster Gazzette. Em 1920 publicou sua primeira prosa, “Limbo” e, em 1921, sua primeira novela, “Crome Yellow”.
Residiu na Itália, quando escreveu “Point Counter Point” (1928). Em 1932 publicou o clássico da literatura “Admirável Mundo Novo”, que o tornou ainda mais famoso.
Mudou-se para os Estados Unidos e, em 1938, passou a escrever roteiros para o cinema, em Hollywood. Em 1941 aproximou-se da literatura religiosa da Índia e manteve contato com a “Vedanta Society” de Los Angeles. Em 1946 pulicou uma coletânea comentada de textos místicos, “La Philosophia Eternelle” (A Filosofia Perene), onde busca um substrato comum de várias religiões.
A partir de 1950, Aldous Huxley passou a fazer uso quando fez uso dos alucinógenos mescalina e LSD, para expandir a consciência e descobrir novos horizontes do pensamento humano, resultando na publicação em 1954, do livro “As Portas da Percepção”, que influenciou bastante, a sociedade norte-americana.
Em 1960, foi diagnosticado com um câncer de laringe. Nos anos seguintes escreveu “A Ilha” (1962) e “Literatura e Ciência” (1963), sua última obra. Huxley decidiu deixar a vida em uma viagem de LSD. Com a ajuda de sua mulher Laura, depois de três anos lutando contra a doença e às portas da morte, pediu à sua mulher para lhe injetar diversas doses de LSD.
Huxley faleceu em Los Angeles, em 1963.
Comments