Barbie
ARTS QA CINEMA
POR DALMO PRÓSPERO
Olá Quartières! Semana passada fomos juntos assistir "Barbie", um dos grandes sucessos do ano. O mês de julho é tradicionalmente o mês de lançamento de filmes com expectativas de atingir grandes bilheterias (comédias leves, filmes de aventura, desenhos animados...). Isso ocorre tanto no hemisfério norte, quanto aqui no Brasil, devido às férias escolares. Porém, desde a pandemia, não se via um mês de julho com tantos filmes bons alcançando grandes bilheterias. Salvo algumas exceções (como "Top Gun 2" no ano passado), parecia que o povo ainda não tinha voltado aos cinemas, preferindo o conforto e a segurança do lar. Mas este ano tudo mudou. Os cinemas do mundo inteiro lotaram e a indústria do cinema está eufórica com o retorno em massa às salas de cinema.
Vejamos alguns exemplos:
- "Barbie" arrecadou 351 milhões de dólares nos EUA e 775 milhões no mundo;
- "Oppenheimer" arrecadou 174 milhões nos EUA e 400 no mundo;
- "Missão Impossível" arrecadou 149 milhões nos EUA e 448 no mundo;
- "Indiana Jones" arrecadou 167 milhões nos EUA e 456 no mundo;
- "Elementos" arrecadou 145 milhões nos EUA e 395 no mundo.
São cifras elevadas capazes de deixar qualquer um entusiasmado, especialmente considerando um sucesso como o de "Oppenheimer", filme longo, complexo e endereçado ao público adulto.
O segundo semestre (principalmente a partir de outubro) normalmente fica reservado para as estreias de filmes mais sérios, artísticos e de conteúdo mais elevado, voltados aos prêmios da crítica e das academias de cinema. Vamos aguardar essa nova leva de filmes, porém com a certeza de que este já é um ano de sucesso para o cinema. Felizmente o cinema continua vivo, em plena forma e com boa saúde.
Aproveitem! Ótima semana e bons filmes a todas.
Comments