CAUBY PEIXOTO
ARTS QA MÚSICA POPULAR
POR MONSIEUR SERIN
CAUBY PEIXOTO
Integrante de uma família bastante musical, cujos pais e irmãos tocavam algum instrumento, compunham ou cantavam, Cauby Peixoto nasceu em 1931, em Niterói, no Rio de Janeiro.
Considerado um dos maiores e mais versáteis intérpretes da música brasileira, iniciou sua carreira artística no final da década de 1940.
Embora seja sempre associado à Era do Rádio, da qual foi um dos grandes ícones, Cauby aderiu à bossa nova desde antes dela ser inventada com este nome, gravando “Foi a noite”, de Tom Jobim e Newton Mendonça, nos idos de 1956, considerada um dos marcos zero do movimento.
Em 1956, Cauby apareceu no filme Com Água na Boca, cantando o maior sucesso de sua carreira: a canção Conceição, de Dunga e Jair Amorim. Cauby participou de dezenas de filmes ao longo de sua vida, sempre cantando.
Foi nessa época que o assédio das fãs se intensificou e que as tradicionais tentativas de arrancar-lhe pedaços de suas roupas começaram a fazer parte da cultura de suas admiradoras. Cauby Peixoto chegou a ser considerado o homem mais bonito do Brasil, eleito pela revista americana Time, que também o chamava de Elvis Presley brasileiro.
A cantora Ângela Maria foi a melhor amiga de Cauby Peixoto. Os dois começaram as carreiras juntos e o primeiro encontro deles em disco aconteceu em 1972, no LP Ângela e Cauby. E a última apresentação da vida de Cauby foi ao lado da amiga, com quem estava em turnê de comemoração dos 60 anos de carreira dos dois, chamada 120 Anos de Música, em 3 de maio de 2016.
Cauby faleceu em 2018, aos 89 anos, em São Paulo.
Entre seus sucessos, selecionei “Conceição”, “Ninguém é de ninguém”, com Ângela Maria e Agnaldo Timóteo e “Sangrando”.
Comentarios