top of page

Clapton: Monstro Sagrado da guitarra

ARTS QA - POR MONSIEUR SERIN

ENCANTOS DA MÚSICA POPULAR

ERIC CLAPTON: MONSTRO SAGRADO DA GUITARRA

Guitarrista, cantor e compositor nascido na Inglaterra em 1945, Eric Patrick Clapton foi eleito pela revista Rolling Stone, como o 2° melhor guitarrista de todos os tempos.

Clapton nasceu "em segredo" na casa onde foi criado pelos avós como filho, acreditando, até os nove anos de idade, que eles eram seus pais, sem saber que a irmã mais velha era a sua mãe verdadeira. Essa revelação marcou a infância de Clapton, que se tornou um garoto calado, tímido, solitário e distante da família.

Trabalhando como carteiro, aos treze anos de idade ganhou da avó, seu primeiro violão. Apesar da dificuldade inicial, influenciado por canções antigas de blues e com um pequeno gravador, em pouco tempo conseguiu dominar o instrumento.

Em janeiro de 1963, ingressou na banda The Roosters, depois passou a integrar a banda Yardbirds, que começava a fazer sucesso na Grã-Bretanha. O empresário da banda e grande entusiasta do blues, Giorgio Gomelsky, tinha aberto o CrawDaddy Club, no velho Station Hotel, em Richmond. A banda que tocava no local nas noites de domingo, era a recém-formada Rolling Stones. Lá Eric conheceu Mick, Keith e Brian. Entrou na banda Yardbirds por sugestão de Keith Richards.

Em 1966 formou o Cream e começou a se desenvolver como cantor. Apresentada como uma das melhores de sua geração, a banda teve vida curta.

Clapton lançou seu primeiro disco solo em 1970.

Em 1991, Conor, seu filho de quatro anos com a modelo italiana Lori Del Santo, morreu após cair da janela aberta do apartamento de um amigo da mãe, no 53º andar de um edifício em Nova York.

A dor de Clapton está retratada na canção "Tears In Heaven" ,e posteriormente, nas canções "My Father's Eyes" e "Circus Left Town".

Com uma vida marcada por amores, tragédias e elevado consumo de álcool e drogas, Clapton alcançou os mais altos degraus do sucesso de público e de crítica.

Selecionei três magníficas interpretações, que também poderão ser curtidas no site do Quartier des Arts: “Tears in Haven”, “My Father´s Eyes” e “Over the Rainbow”.





Kommentare


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page