top of page

Convite para ouvir Maysa

ARTS QA - POR MONSIEUR SERIN

ENCANTOS DA MÚSICA POPULAR

CONVITE PARA OUVIR MAYSA

Cantora, compositora, instrumentista e atriz, Maysa Monjardim Matarazzo nasceu em 1936, no Rio de Janeiro. De família tradicional do Espírito Santo, nasceu e foi criada em uma mansão no tradicional bairro carioca de Botafogo. Dos sete aos onze anos estudou no colégio interno Sacré-Cœur de Marie, em Paris. Voltou para o Brasil aos 11, em 1947 mudou-se com a família para Bauru e em 1950 para a cidade de São Paulo.

Desde criança sonhava em ser cantora e estudou canto para se aperfeiçoar. À frente de seu tempo, gostava de beber e fumar em público, causando atritos familiares. Casou-se aos dezoito anos com o empresário André Matarazzo, membro da bilionária família Matarazzo. Com pouco tempo de casados, nasceu Jayme Monjardim Matarazzo, hoje diretor de cinema e telenovelas.

Em 1956, durante uma reunião familiar, foi convidada pelo produtor Roberto Côrte Real para gravar um disco. O álbum “Convite para ouvir Maysa”, todo com composições próprias, foi gravado em caráter beneficente com renda integral destinada ao Hospital do Câncer e acabou se tornando um grande sucesso. Em 1957, foi contratada pela TV Record.

Separou-se neste mesmo ano, porque o marido não aceitava sua vocação de cantora. Optou por sair de casa com o filho, voltando a morar com seus pais, um grande escândalo para aquela época conservadora.

Por outro lado, Maysa passou a receber convites para shows em todo o mundo.

Dona de belíssima voz, lindos olhos verdes, enorme talento e composições inspiradas, teve sua consagrada carreira marcada por relevantes premiações, diversas viagens, muitos amores e inúmeros escândalos motivados por suas explosões temperamentais. Na década de 70, participou de telenovelas e peças teatrais.

Maysa faleceu em 1977, devido a um acidente automobilístico na Ponte Rio-Niterói.

Algumas pérolas gravadas por Maysa: “Ouça”, “Meu Mundo Caiu”, “Tarde Triste”, “Ne Me Quitte Pas”, “Se Todos Fossem Iguais a Você”, “Eu Sei Que Vou Te Amar”, “ Suas Mãos”, “Bouquet de Izabel”l, “Bronzes e Cristais”, “Bom Dia Tristeza”, “Noite de Paz”.

Selecionei “Ouça”, “Meu mundo caiu” e “Ne me quitte pas”, que também poderão ser apreciadas no site do Quartier des Arts.





Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page