top of page

DALIDA

ARTS QA - POR MONSIEUR SERIN

ENCANTOS DA MÚSICA POPULAR

DALIDA

Iolanda Cristina Gigliotti, conhecida como Dalida, nasceu no Cairo em 1933 e se tornou uma famosa cantora e atriz egípcio-francesa oriunda de uma família de imigrantes italianos instalada no Egito. Seu pai era violinista de ópera e desde menina passou a receber lições de música. Também destacou-se como rainha da beleza, sendo eleita Miss Egito em 1954, aos 21 anos, ainda como "Yolanda Gigliotti”.

Logo em seguida, transferiu-se para a França e deu início à sua carreira musical, fazendo sucesso em toda a Europa e Oriente.

Ela foi responsável por modernizar o cenário musical da França com suas performances coloridas e inovadoras, tornando-se uma referência de estilo.

Dalida tornou-se a primeira cantora a receber discos de ouro e de platina, além de ter sido a primeira intérprete — entre homens e mulheres — a receber um disco de diamante, em 1981. Estima-se que até os dias de hoje ela tenha vendido 140 milhões de discos. Conhecedora de várias línguas, cantava em mais de 10 idiomas, tendo gravado canções em francês, italiano, alemão, espanhol, inglês, árabe (egípcio e libanês), japonês, holandês, hebraico e grego.

Dalida foi uma das maiores cantoras francesas de todos os tempos. Tão famosa e querida na França quanto Piaf, ela possui até mesmo uma praça com seu nome em Paris.

Apesar do sucesso de sua carreira, Dalida enfrentou vários dramas pessoais, e, sentindo-se solitária, caiu numa profunda depressão que culminou em seu suicídio em 1987, aos 54 anos.

Selecionei três sucessos de Dalida: “Je Suis Malade”, “Paroles, Paroles”, com Alain Delon e ”Ciao Amore Ciao”.







Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page