Enorme talento canadense
ARTS QA - POR MONSIEUR SERIN
ENCANTOS DA MÚSICA POPULAR
LEONARD COHEN – ENORME TALENTO CANADENSE.
Cantor, compositor, poeta e escritor canadense, Leonard Norman Cohen nasceu em 1934 na província do Quebec.
Passou a se dedicar à música apenas depois dos 30 anos, quando já era consagrado como autor de romances e livros de poesia.
Membro de uma família judaica de origem polaca, Cohen teve a infância marcada pela morte de seu pai quando tinha apenas nove anos, fato que seria determinante para o desenvolvimento de uma depressão que o acompanharia durante boa parte da vida.
Em 1956, lançou seu primeiro livro de poesias e, em 1961, o segundo, com o qual conquistaria fama internacional.
Após o sucesso do livro, decidiu viajar pela Europa, e acabou fixando residência na ilha de Hidra, na Grécia, onde passou a viver com Marianne Jensen e seu filho, Axel.
Em 1963 lançou seu primeiro romance, em 1964 um novo livro de poemas e, em 1966, seu segundo romance.
Em 2011 foi o vencedor do Prémio Príncipe das Astúrias das Letras.
Já estabelecido como escritor, decidiu tornar-se compositor. Passou a morar nos Estados Unidos, onde, em 1966, a cantora Judy Collins gravou suas composições "Suzanne" e "Dress Rehearsal Rag".
Em 1967 participou do Newport Folk Festival, onde chamou a atenção do produtor John Hammond, o mesmo que antes havia descoberto, dentre outros, Billie Holiday e Bob Dylan. Songs of Leonard Cohen, seu primeiro disco, foi lançado no final do ano, sendo bem recebido por público e crítica. Daí pra frente sua carreira deslanchou.
Lançada em 1984, sua canção "Hallelujah" foi executada por quase 200 artistas em várias línguas e vendeu mais de cinco milhões de cópias da música em formato de disco compacto.
Cohen faleceu em 2016, aos 82 anos, em sua casa em Los Angeles, deixando dois filhos e dois netos. Selecionei três de suas belíssimas canções, que também poderão ser curtidas no site do Quartiers des Arts: “Dance me to the end of love”, “Hallelujah” e “Suzanne”.
Comments