ERNEST HEMINGWAY
ARTS QA LITERATURA
POR VITOR HUGO
ERNEST HEMINGWAY
Nascido em Oak Park, Illinois, em 1899, Ernest Hemingway foi um icônico escritor norte-americano, filho de um médico da área rural, a quem acompanhava nas visitas aos doentes.
Preferindo não cursar a universidade, tornou-se jornalista e, aos 17 anos já escrevia para um jornal em Kansas City.
Com o início da Primeira Guerra Mundial, alistou-se como voluntário no exército italiano e foi designado motorista de ambulância, porém, foi gravemente ferido e permaneceu longo tempo hospitalizado.
Recuperado, casou-se e foi para Paris como correspondente do jornal Toronto Star, período em que passou privações e decepções.
No início de 1939, Hemingway viajou para Cuba em seu barco para morar em Havana.
Famoso pelo estilo de vida aventureiro dedicou-se à caça, à pesca, às viagens e às festas. Fez tudo para que a realidade correspondesse à lenda.
Casou-se quatro vezes e teve três filhos.
"Por Quem os Sinos Dobram", "O Velho e o Mar", “O Sol também se levanta”, “Morte à tarde” e “Adeus às armas”, são alguns de seus livros de maior destaque. Recebeu o Prêmio Pulitzer com o livro "O Velho e o Mar" em 1953, e o Nobel de Literatura em 1954.
Sofrendo de distúrbios psíquicos, o escritor foi hospitalizado duas vezes devido a processos depressivos que não conseguiu superar.
Ernest Hemingway suicidou-se em Ketchum, Idaho, EUA, em 1961.
Trechos de “O Velho e o Mar”
“Mas, quem sabe? Talvez hoje. Cada dia é um novo dia. É melhor ter sorte. Mas eu prefiro fazer as coisas sempre bem. Então, se a sorte me sorrir, estarei preparado.”
“Mas o homem não foi feito para a derrota, disse. Um homem pode ser destruído, mas não derrotado.”
留言