FRANZ SCHUBERT, UM FANTÁSTICO MELODISTA
ARTS QA MÚSICA CLÁSSICA
POR CLARICE MIRANDA
FRANZ SCHUBERT, UM FANTÁSTICO MELODISTA
Saudações musicais, queridas quartières!
Hoje vou falar com vocês, sobre um compositor, pelo qual tenho especial carinho, o austríaco Franz Peter Schubert. Considerado como um dos maiores melodistas da história da música que lamenta sua precoce perda aos 31 anos de idade.
Meus netos, quando entram no carro, frequentemente falam: Vó, coloque aquela música do peixinho.... Vocês não vão acreditar, mas se trata da obra A Truta ( Die Forelle)de Schubert, onde musicalmente imaginamos os movimentos de uma truta. Como podem ver, este compositor, fez obras belíssimas, que vamos gradativamente conhecer.
Muito mais do que a conhecidíssima Ave Maria.
Um pouco sobre ele
- Com sua família formou um quarteto de cordas, que se reuníamos aos domingos e feriados: seus irmãos ao violino, seu pai ao violoncelo e Schubert na viola
- Teve aulas particulares com Salieri (lembram do filme Amadeus?)
- Compôs 600 Lieder (canções), muitas com letras de Shakespeare, Heine, Goethe e Schiller
- Lied, canção alemã, Schubert consolidou como uma nova forma de arte no século XIX
- No lied, a voz e o piano tem a mesma importância dramática. O piano não está somente acompanhando o cantor.
- Na realidade, musicou as palavras de todos os grandes poetas de seu tempo
- Schubertíades, reuniões informais, literário-musical, realizadas em casas particulares, onde Schubert ao piano, acompanhava cantores e era o centro das atenções.9
- Liszt, disse sobre ele: O músico mais poeta que existiu.
- Seu pai possuía uma escola e queria que ele fosse professor primário, mas a sua paixão pela música falou mais alto. Entregou-se a uma vida boêmia, sobrevivendo com a ajuda de amigos, que lhe forneciam casa, comida e muito papel em branco para compor.
- Dizem que compôs sua famosa Serenata, no verso do cardápio de uma taverna! Ao final da noite, já na rua, lembrou-se da composição deixada sobre a mesa, voltou para recuperá-la! Ainda bem!!
- Nunca se casou, mas se apaixonou por diversas alunas, ficando impossibilitado por fatores econômicos.
- Teve muita dificuldade em publicar suas obras na época.
- Foi na grande maioria de sua vida, segundo relatos de seus amigos, um homem alegre, consciente do valor de sua obra.
- Seus últimos anos foram passados em solidão. Os amigos foram se afastando pouco a pouco por medo de serem contagiados por tifo.
- Viveu simples e despretensiosamente
- Um de seus últimos desejos, foi ouvir, na cama, o Quarteto No 14 de Beethoven, compositor pelo qual foi sempre grande admirador. Seu desejo foi atendido
- Está sepultado no cemitério de Viena, onde também repousam: Beethoven, Brahms, Johan Strauss
Tenho um cachorrinho schnauzer, que amo de paixão, cujo nome é......Schubert . Preciso dizer mais?
Escolhi para hoje, uma obra que me toca profundamente. É a Fantasia em Fá menor para piano a 4 mãos, de Schubert. Vocês vão ficar maravilhados com a interpretação de Marc Yu (1999), prodígio pianista e violoncelista americano, que nesta apresentação tinha apenas 9 anos.
Lang Lang,(1982) com quem se apresenta, é o consagrado pianista Chinês. Foi o primeiro pianista desta nacionalidade a ser contratado pela Orquestra Filarmônica de Viena e Orquestra Filarmônica de Berlim.
Comments