top of page

FREDERICO GARCIA LORCA

ARTS QA LITERATURA

POR VITOR HUGO

FREDERICO GARCIA LORCA

Poeta, dramaturgo e artista espanhol do século XX, Frederico García Lorca nasceu em 1898, em Fuente Vaqueros, na província de Granada, sendo considerado um dos maiores poetas e dramaturgos da língua espanhola,

Lorca cresceu em uma família de classe média alta e desde cedo mostrou interesse e talento nas artes.

Após concluir seus estudos secundários, mudou-se para a cidade de Granada, onde ingressou na Universidade de Granada para estudar direito, mas logo abandonou essa área para se dedicar à literatura e à música. Durante seu tempo na universidade, Lorca fez amizade com outros artistas e escritores que compartilhavam de seu interesse pelo movimento de vanguarda conhecido como "Geração de 27".

Em 1921, Lorca mudou-se para Madri, onde se envolveu ativamente no cenário cultural e literário da cidade. Lá, ele conheceu e trabalhou ao lado de alguns dos mais importantes intelectuais da época, como Salvador Dalí, Luis Buñuel e Rafael Alberti. Sua poesia começou a receber reconhecimento e elogios, e ele logo se tornou uma figura marcante na cena literária espanhola.

Durante a década de 1920, Lorca escreveu algumas de suas obras mais conhecidas, incluindo "Romancero Gitano" (Romanceiro Cigano), "Poeta en Nueva York" (Poeta em Nova York) e "Bodas de Sangre" (Bodas de Sangue). Sua poesia explorava temas como amor, morte, natureza, sociedade e injustiça, com um estilo lírico e evocativo.

Suas peças teatrais, como "Yerma", "La Casa de Bernarda Alba" e "Bodas de Sangre", abordavam questões sociais e psicológicas profundas e suas produções eram conhecidas por sua originalidade e experimentação.

A carreira brilhante de Lorca foi tragicamente interrompida durante a Guerra Civil Espanhola. Devido ao seu apoio à República, Lorca foi preso e executado em agosto de 1936, aos 38 anos.

Seu legado continua vivo em sua poesia e obras teatrais, por sua beleza, imaginação e profundidade emocional.


“A noite esporeia

suas negras ancas,

cravando-se estrelas” (Garcia Lorca)




Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page