top of page

Frei Dolcino, imortalizado por Dante - bloco 02/05

ARTS QA, POR CARLOS RUSSO

FREI DOLCINO, IMORTALIZADO POR DANTE

Bloco 02/05

A seita dos “Irmãos Apostólicos”, fundada por Padre Dolcino, pregava a volta da religião católica à simplicidade dos tempos dos apóstolos.

Dolcino expôs sua doutrina em uma série de cartas endereçadas a seus seguidores. Inspirado em Joaquim de Fiore, acreditava que estaria chegando um tempo no qual a ordem e a paz seriam finalmente restauradas e as degenerações da Igreja, revertidas.

Ao mesmo tempo, Padre Dolcino pregava reformas sociais, como o fim da propriedade privada, a comunhão dos bens terrenos e a igualdade entre homens e mulheres.

Os dolcinianos além de fazerem voto de pobreza, roubavam alimentos e gado dos ricos para distribuir aos pobres, numa atitude que seria reproduzida na Inglaterra, no mito de Robin Hood.

Em termos de fé sustentava que a eucaristia não podia conter o corpo de Cristo, que a confissão dos pecados a padres humanos e pecadores era inútil e que a Cruz não deveria ser adorada como símbolo do Divino. A Cruz simbolizava apenas o sacrifício de Cristo, a dor!

Que a verdadeira simbologia do Divino deveriam ser os exemplos de humildade e de fraternidade de Cristo. Já liturgias tais quais batismo e água dita benta não teriam valor espiritual algum.

(Continua na próxima semana)




Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page