Frei Dolcino, imortalizado por Dante - bloco 03/05
ARTS QA, POR CARLOS RUSSO
FREI DOLCINO, IMORTALIZADO POR DANTE
Bloco 03/05
De certa forma, padre Dolcino era, teologicamente, um seguidor tardio e radical de Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis, que um século antes, voltara-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos “Frades Menores”.
No entanto, diferentemente de Francisco de Assis, Frei Dolcino admitia a violência para a realização de suas reformas sociais e religiosas. Seu grito de reconhecimento era o "penitenziate", penitencia-te, para todo aquele que decidisse ser seu seguidor.
Para a igreja, a doutrina de Dolcino era extremamente perigosa por causa de suas posições contrárias às Roma e por influenciar tantos seguidores, em número maior e maior.
A pregação de Dolcino ocorreu, inicialmente, na região do Lago de Garda, depois, na região de Arco di Trento. Em 1303, enquanto pregava nos arredores de Trento, conheceu a jovem Margherita, que se tornaria sua companheira.
Dolcino e seus seguidores, depois, se instalaram entre Vercelli e Valsesia. Em 1304, com o apoio armado oferecido por Matteo Visconti, ocupou militarmente Valsesia e transformou-a numa espécie de território livre, onde criaria o tipo de comunidade teorizada em suas pregações. A Irmandade, então, contava com mais de dez mil seguidores.
(Continua na próxima semana)
Comments