GABRIEL GARCIA MÁRQUEZ
ARTS QA LITERATURA
POR VITOR HUGO
GABRIEL GARCIA MÁRQUEZ
Escritor, jornalista, editor, ativista e político, Gabriel José García Márquez, também conhecido por “Gabo”, nasceu em Aracataca, em 1927. Considerado um dos autores mais importantes do século XX, foi um dos escritores mais admirados e traduzidos no mundo, com mais de 40 milhões de livros vendidos em 36 idiomas.
Com 17 anos, decidiu se tornar escritor, segundo ele, após ler A Metamorfose de Kafka descobriu que o alemão contava as coisas da mesma maneira que sua avó.
Seu avô materno Nicolás Márquez, um veterano da Guerra dos Mil Dias, cujas histórias encantavam o menino, e sua avó materna Tranquilina Iguarán, exerceram forte influência nas histórias do autor. Um exemplo são os personagens de Cem Anos de Solidão.
Gabo mudou-se para o México, onde escreveu aquele que seria seu romance mais popular e sua obra-prima, “Cem Anos de Solidão” (1967).
Recebeu incontáveis premiações, homenagens e condecorações nacionais e internacionais.
Foi casado com Mercedes Barcha, com quem teve dois filhos.
Faleceu na Cidade do México, em 2014
Algumas obras de Gabriel García Márquez
A Outra Costela da Morte, Amargura para Três Sonâmbulos, Diálogo do Espelho, A Mulher que Chegava às Seis, Alguém Desarruma estas Rosas, A Revoada (O Enterro do Diabo), Relato de Um Náufrago, Ninguém Escreve ao Coronel, Os Funerais da Mamãe Grande, A Má Hora: o Veneno da Madrugada, Cem Anos de Solidão, Como Contar um Conto, O Outono do Patriarca, Crônicas de Uma Morte Anunciada, O Amor nos Tempos do Cólera, Doze Contos Peregrinos, Do Amor e Outros Demônios, O Rastro do teu Sangue na Neve, Clandestino no Chile, O General em Seu Labirinto, Notícia de um Sequestro, Viver Para Contar (autobiografia), Memórias de Minhas Putas Tristes, Eu não Venho Fazer um Discurso
Frases de Gabriel García Márquez:
“Dou valor às coisas, não por aquilo que valem, mas por aquilo que significam”.
“A vida não é a que a gente viveu e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la”.
“A vida não é mais do que uma contínua sucessão de oportunidades para sobreviver”.
“Um único minuto de reconciliação vale mais do que toda uma vida de amizade”.
Comments