top of page

GAL COSTA


ARTS QA - POR MONSIEUR SERIN

ENCANTOS DA MÚSICA POPULAR

GAL COSTA

Nascida em Salvador, BA, Maria da Graça Costa Penna Burgos, a Gal Costa, foi eleita a sétima maior voz da música brasileira pela revista Rolling Stone Brasil em 2012.

Gal estreou ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Tom Zé e outros, o espetáculo Nós, Por Exemplo... (1964), que inaugurou o Teatro Vila Velha, em Salvador. Neste mesmo ano participou de Nova Bossa Velha, Velha Bossa Nova, no mesmo local e com os mesmos parceiros. Deixou Salvador para viver na casa da prima Nívea, no Rio de Janeiro, seguindo os passos de Maria Bethânia, que havia estourado como cantora no espetáculo Opinião.

Após décadas de vida no Rio de Janeiro, Gal voltou a viver em Salvador no início da década de 1990 e, em 2012, mudou-se com seu filho para São Paulo, vivendo em uma mansão nos Jardins. Revelou para a mídia gostar de viver na Capital Paulista, tendo se adaptado rapidamente à grande metrópole, e que se tornou um ser humano melhor após a chegada de seu filho.

Sua voz límpida e afinada, marcaram a música popular brasileira. São incontáveis os sucessos ao longo de sua carreira, aplaudida nacional e internacionalmente.

Gal Costa faleceu aos 77 anos, no dia 9 de novembro deste ano, surpreendendo sua enorme legião de fãs.

Selecionei três de seus inúmeros sucessos, que poderão ser curtidos no blog Arts QA do site do Quartier des Arts: “Índia”, “Vapor Barato” e “Um Dia de Domingo”, com Tim Maia.







Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page