top of page

GUSTAVE FLAUBERT


ARTS QA LITERATURA

POR VITOR HUGO

GUSTAVE FLAUBERT

Principal nome do realismo francês, Gustave Flaubert nasceu em 1821, em Rouen, cidade francesa. Seu pai era cirurgião-chefe e a família morava perto do hospital onde ele trabalhava. Assim, ainda na infância, o autor conviveu com a doença, o sofrimento e a morte. Desde muito cedo, manifestou interesse por leitura, escrita e teatro.

As obras de Gustave Flaubert são marcadas pelo antiromantismo, exposição dos problemas da sociedade, monólogos interiores dos personagens, crítica à elite burguesa, demonstração da hipocrisia e futilidade dessa classe, temática do adultério, desprezo à perfeição do amor romântico.

Em 1856, publicou, sua obra mais famosa, o romance Madame Bovary, considerada imoral pelas autoridades francesas. O escândalo foi imediato, e notícias sobre um processo judicial logo apareceram. Acusado de atentar contra a moral e a religião, Flaubert foi a julgamento em 1857, mas conseguiu ser absolvido no mesmo ano. O sucesso do romance foi instantâneo, e Flaubert passou a ser reconhecido como escritor. Entretanto, depois do grande sucesso de Madame Bovary e de Salambô, as outras obras do autor não tiveram o mesmo êxito

Gustave Flaubert, faleceu em 1880, em Croisset.

Frases de “Madame Bovary”:

“O dever é sentir o que é grande, querer o que é belo, e não aceitar todas as convenções da sociedade, com as ignomínias que ela nos impõe.”

“O amor, conforme acreditava, devia chegar de repente, com grandes tumultos e fulgurações – furacão dos céus que desaba sobre a vida, transtorna-a, arranca as vontades como folhas e arrasta o coração inteiro para o abismo.”

“A partir desse momento, a sua existência não foi mais do que um amontoado de mentiras, em que ela envolvia o seu amor, como que em um véu para o esconder. Era uma necessidade, uma mania, um prazer, a tal ponto, que se ela dissesse ter passado ontem pelo lado direito da rua, devia-se acreditar que passara pelo esquerdo.”

“Tinha essa inexprimível beleza que resulta da alegria, do entusiasmo, do êxito, e que nada mais é que a harmonia do temperamento com as circunstâncias.”








Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page