ISAAC ASIMOV
ARTS QA LITERATURA
POR VITOR HUGO
ISAAC ASIMOV
Considerado um dos mais importantes escritores de ficção científica do século XX, Isaac Asimov nasceu em 1920, em Petrovisk, Rússia.
Quando tinha três anos de idade, sua família mudou-se para os Estados Unidos instalando-se no bairro do Brooklin, em Nova York. Em 1928, naturalizou-se cidadão americano. Com 14 anos, publicou sua primeira história de ficção científica no jornal do colégio.
Em 1935, iniciou o curso de Química na Universidade de Colúmbia. Em 1939, concluiu a graduação. Ainda em 1939, vendeu seu primeiro conto. Em maio de 1945 publicou o primeiro conto da saga Fundação. Em 1948, concluiu o doutorado em Bioquímica, pela Universidade de Columbia. No ano seguinte tornou-se professor de Bioquímica na Faculdade de Medicina da Universidade de Boston. Em 1958, deixou o cargo na universidade para dedicar-se, inteiramente, à atividade de escritor.
A obra mais famosa de Asimov é a Série da Fundação, também conhecida como Trilogia da Fundação, que faz parte da série do Império Galáctico e que logo combinou com a Série Robôs. Também escreveu obras de mistério e fantasia, assim como uma grande quantidade de não-ficção. No total, escreveu ou editou mais de 500 volumes, aproximadamente 90 000 cartas ou postais.
Faleceu em 1992, aos 72 anos, em Nova Iorque.
Frases de Asimov:
“A violência é o último refúgio do incompetente”.
“Na vida, ao contrário do xadrez, o jogo continua após o xeque-mate”.
“Espera mil anos e verás que será precioso até o lixo deixado atrás por uma civilização extinta”.
"Suas premissas são as suas janelas para o mundo. Tente limpá-las de vez em quando, ou a luz não entrará”.
Comments