JEAN-PAUL SARTRE
ARTS QA LITERATURA
POR VITOR HUGO
Filósofo e crítico francês, Jean-Paul Charles Aymard Sartre nasceu em 1905, em Paris.
Com apenas um ano de vida, ficou órfão de pai e sua mãe decidiu mudar-se com ele para a casa dos avós maternos, na cidade de Meudon, próximo à capital.
Considerado um dos maiores pensadores do século XX e, ao lado dos filósofos Albert Camus e Simone de Beauvoir, destacado representante do movimento existencialista.
A corrente existencialista é pautada na liberdade do ser humano e de acordo com Sartre: “Estamos condenados a ser livres.”
Aos 19 anos, iniciou o curso de Filosofia da “Escola Normal Superior”, onde conheceu Simone de Beauvoir, sua parceira intelectual e amante por toda a vida.
Graduou-se aos 23 anos e, trabalhando como professor, decidiu aprofundar seus conhecimentos na filosofia existencialista para, desta forma, criar sua própria teoria.
Aos 40 anos, com Simone de Beauvoir, Merleau-Ponty e Raymnond Aron , fundou a revista de filosofia “Os Tempos Modernos”.
Curiosamente, aos 59 anos, Sartre se recusou a receber o Prêmio Nobel de Literatura.
Sua obra mais destacada intitula-se “O Ser e o Nada: ensaio de ontologia fenomenológica”, publicada em 1943, tratado filosófico abordando a filosofia de Heidegger e alguns pensamentos sobre a liberdade humana.
Sartre faleceu em Paris, em 1980, aos 75 anos.
Frases de Sartre
“O homem deve ser inventado a cada dia.”
“Eu mudo para continuar o mesmo.”
“Quando os ricos fazem a guerra, são sempre os pobres que morrem.”
“Viver é isso: Ficar se equilibrando o tempo todo, entre escolhas e consequências.”
“Não fazemos o que queremos e, no entanto, somos responsáveis pelo que somos: eis a verdade.”
“Um amor, uma carreira, uma revolução: outras tantas coisas que se começam sem saber como acabarão.”
Comments