top of page

JORGE LUIS BORGES

ARTS QA LITERATURA

POR VITOR HUGO

JORGE LUIS BORGES

Escritor, poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta, Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo, nasceu em 1899, em Buenos Aires. Fez o colegial no Colégio Calvino, na Suíça, estudou Direito na Universidade de Buenos Aires. Posteriormente, estudou na Universidade de Cambridge para tornar-se professor. Foi, ainda, diretor da Biblioteca Nacional de Buenos Aires.

Quando regressou à Argentina em 1921, Borges começou a publicar seus poemas e ensaios em revistas literárias surrealistas. Também trabalhou como bibliotecário e professor universitário público. Em 1955, foi nomeado diretor da Biblioteca Nacional da República Argentina e professor de literatura na Universidade de Buenos Aires. Em 1961, destacou-se no cenário internacional quando recebeu o primeiro prêmio internacional de editores, o Prêmio Formentor de las Letras Internacional.

Desde adolescente, Borges começou a padecer da mesma doença do pai, perdendo quase que por completo a visão em 1955. Seguiu adiante ditando palavras, primeiro para a mãe e depois para a aluna, assistente particular, amiga e finalmente esposa, Maria Kodama. Continuou publicando livros dessa forma, sem nunca perder a magia.

Jorge Luis Borges é aclamado em todo o mundo como um dos melhores escritores do século XX pela perfeição de sua linguagem, a erudição de seus conhecimentos, o realismo fantástico de suas ficções, a universalidade de suas ideias e a beleza de sua poesia

Borges faleceu em 1986, aos 86 anos, em Genebra, Suíça.

“Hoje não me alegram

as amendoeiras do horto.

Me lembro de ti” (Jorge Luis Borges)


“Por vezes à noite há um rosto

Que nos olha do fundo de um espelho

E a arte deve ser como esse espelho

Que nos mostra o nosso próprio rosto”. (Jorge Luis Borges)




Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page