JOÃO GILBERTO
- Monsieur Serin
- 27 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
ARTS QA MÚSICA POPULAR
POR MONSIEUR SERIN
JOÃO GILBERTO
Nascido em 1931, na cidade de Juazeiro, Bahia, João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, foi um músico, cantor e compositor brasileiro, considerado um dos pais da bossa nova.
Cresceu em uma família de músicos, manifestando, desde cedo, interesse pela música. Aos 18 anos, mudou-se para Salvador, onde começou a tocar em bares e desenvolveu sua técnica no violão. Em 1950, procurando encontrar maiores oportunidades musicais, mudou-se para o Rio de Janeiro.
E foi nesta década que João Gilberto revolucionou a música brasileira, introduzindo um estilo único de tocar violão e cantar, caracterizado por batidas suaves, sincopadas e ênfase na harmonia, imprimindo sua característica intimista e minimalista na interpretação de canções.
Seu primeiro álbum, "Chega de Saudade", lançado em 1958, é considerado o marco inicial da bossa nova. Além da música-título, composta por Tom Jobim e Vinicius de Moraes, o disco trouxe outras canções que se tornaram clássicos, como "Desafinado" e "Bim-Bom". Daí em diante, a bossa nova ganhou notoriedade no Brasil e no exterior.
Vários álbuns foram aclamados ao longo de sua carreira, incluindo "O Amor, o Sorriso e a Flor" (1960), "João Gilberto" (1961), "Getz/Gilberto" (1964), este último em parceria com o saxofonista Stan Getz, e "Amoroso" (1977).
Conhecido por sua dedicação obsessiva à música, buscando sempre a perfeição em suas performances, João Gilberto recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, entre eles o Grammy Award pelo álbum "Getz/Gilberto". Sua contribuição para a música brasileira é inqustionável, e João é reverenciado como um dos maiores artistas da história da música popular brasileira.
João Gilberto faleceu em 2019, mas sua genialidade e sua influência continuam a inspirar músicos e amantes da música em todo o mundo.
Selecionei três entre seus sucessos, que poderão ser curtidos neste post no Facebook e aqui no blog Arts QA: “Chega de Saudade”, “Insensatez” e “Desafinado”.


Comments