top of page

JOÃO GUIMARÃES ROSA

ARTS QA LITERATURA

POR VITOR HUGO

JOÃO GUIMARÃES ROSA

Poeta, diplomata, novelista, romancista, contista e médico brasileiro, João Guimarães Rosa, nasceu em 1908, em Cordisburgo, Minas Gerais, sendo considerado por muitos, o maior escritor brasileiro do século XX e um dos maiores de todos os tempos.

Quase todos os seus contos e romances tem como cenário, o sertão brasileiro. Sua obra introduziu inovações de linguagem, sendo influenciada por vocabulários populares e regionais.

Ainda criança, começou a estudar diversos idiomas, iniciando pelo francês quando ainda não tinha 6 anos.

Sua obra mais marcante foi Grande Sertão: Veredas, romance qualificado por Rosa como uma "autobiografia irracional”.

Realismo mágico, regionalismo, liberdade de invenções linguísticas e neologismos são algumas das características fundamentais da literatura de Guimarães Rosa. Guimarães Rosa prova o quão importante é ter a linguagem a serviço da temática e vice-versa, uma potencializando a outra.

Faleceu em 1967, no Rio de Janeiro.

Trechos de “Grande Sertão: Veredas”:

"Esta vida está cheia de ocultos caminhos. Se o senhor souber, sabe; não sabendo, não me entenderá."

"Eu cá, não perco ocasião de religião. Aproveito de todas. Bebo água de todo o rio... uma só para mim é pouca, talvez não me chegue."

"Mire, veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou."





Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page