top of page

JULIO CORTÁZAR

ARTS QA LITERATURA

POR VITOR HUGO

JULIO CORTÁZAR

Filho de um diplomata argentino, Julio Cortázar nasceu em 1914, na Bélgica, mas foi criado na Argentina, onde trabalhou como professor e passou a maior parte de sua vida, tornando-se um renomado escritor e uma das figuras mais influentes no mundo da literatura em língua espanhola do século XX. Sua obra é conhecida por sua inovação literária, estilo único e exploração de temas complexos. Em 1951, mudou-se para a França, onde viveu até a sua morte, em 1984, três anos após obter a nacionalidade francesa.

A participação ativa de Cortázar em movimentos literários e culturais o levou a ter conexões com escritores como Gabriel García Márquez e Mario Vargas Llosa, que também exploraram os limites da narrativa e da linguagem. Ele era um crítico social e político, e suas obras muitas vezes refletiam sua visão sobre a sociedade e a condição humana.

Um dos trabalhos mais admirados de Cortázar é o romance "Rayuela", de 1963, conhecido em inglês como "Hopscotch". Este romance é notável por sua estrutura não linear e pela maneira como os leitores podem escolher diferentes caminhos de leitura através do livro, proporcionando uma experiência única e interativa.

Pincei algumas frases de “O Jogo da Amarelinha”, seu livro mais conhecido, que lhe trouxe fama.

“Como eu podia suspeitar que aquilo que parecia tão mentiroso era verdadeiro?”

“Para te ver como eu queria, era necessário fechar os olhos, para começar.”

“Temia sobretudo a forma mais sutil da gratidão que se transforma em afeto canino.”

“Se nos afogamos em um breve e terrível absorver simultâneo do ar, essa instantânea morte é bela.”

“As lembranças só podem transformar aquele passado menos interessante.”






Commenti


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page