Lev Tolstói – Guerra e Paz, Bloco 5/8
ARTS QA, POR CARLOS RUSSO
Lev Tolstói – Guerra e Paz
Bloco 5/8
Os russos são batidos em todos os cantos, até a monumental batalha de Borodino, às portas de Moscou, que, embora também vencida pelo exército de Napoleão, terminará sendo a própria causa de sua derrota, enfraquecendo-o sem destruir o exército russo, que se retira negando combate e buscando se reorganizar na retaguarda.
O invasor imponente chega a Moscou, mas não tem nem a quem render ou de quem receber o poder. A cidade está abandonada, sem alimentos e, logo, em chamas. Os incêndios de uma Moscou abandonada pela aristocracia e por parte da população, totalmente desabastecida entregue aos invasores.
As linhas de comunicação do exército francês inexistem. Não há como se abastecerem. Estamos em outubro e o inverno russo não tardará a chegar.
Um mês após a entrada triunfal de Napoleão, começa o desmoronamento do exército invasor de meio milhão de homens. A fuga desordenada do Imperador Francês de Moscou e, logo, de toda Rússia, Tolstói a credita não somente ao exército, mas principalmente ao camponês e ao povo russo.
(Continua na próxima semana)
Comments