top of page

LORD BYRON

ARTS QA LITERATURA

POR VITOR HUGO

LORD BYRON

Nascido em 1788, em Londres, George Gordon Byron, mais conhecido como Lord Byron, foi um dos poetas mais influentes e controversos do século XIX. Seu pai, capitão John Byron, morreu exilado na França, em 1791, após ter gasto a herança de sua esposa, Catherine Byron. Byron foi criado pela mãe.

Herdou o título de "Barão Byron" aos 10 anos, após a morte de seu tio-avô. Frequentou escolas prestigiosas na Inglaterra e, desde jovem, demonstrou talento literário. Seu primeiro volume de poesias, "Horas de Ócio", foi publicado em 1807.

A verdadeira fama de Byron veio com a publicação do poema épico "Childe Harold's Pilgrimage" (Peregrinação de Childe Harold), em 1812. A obra mistura elementos de autobiografia com cenas de suas viagens pela Europa. Byron se tornou um ícone cultural e uma figura central no movimento literário romântico. É de sua autoria, por exemplo, o famoso poema Don Juan, personagem mítico e símbolo do eterno conquistador.

Devido ao seu intenso envolvimento político, lutou ao lado dos gregos durante a Guerra de Independência da Grécia contra o Império Otomano. Sua morte prematura ocorreu durante essa luta, em Missolonghi, na Grécia, em 1824, aos 36 anos, devido a uma febre.

A obra de Byron continua a ser estudada e apreciada hoje, por sua influência no desenvolvimento até do romantismo literário, sua exploração das emoções humanas e suas contribuições para a poesia lírica e narrativa.

Frases de Lord Byron:

“Todo aquele que conseguir a alegria deve partilhá-la.”

“A vida é como o vinho: se a quisermos apreciar bem, não devemos bebê-la até à última gota.”

“A recordação da felicidade já não é felicidade; a recordação da dor ainda é dor.”

“O amor nasce de pequenas coisas, vive delas e por elas às vezes morre.”

“É mais fácil morrer por uma mulher do que viver com ela.”

“Coma, beba e ame: o resto, de que nos serviria?”

“É quando pensamos conduzir que geralmente somos conduzidos.”

“E, afinal de contas, o que é uma mentira? É apenas a verdade mascarada.”

“Todos os tempos, quando passados, são bons.”




Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page