MARIO VARGAS LLOSA
ARTS QA LITERATURA
POR VITOR HUGO
VARGAS LLOSA
Escritor, professor universitário, jornalista, ensaísta e político, Jorge Mario Pedro Vargas Llosa, é um dos romancistas e ensaístas mais importantes da América Latina e um dos principais escritores de sua geração. Nasceu em 28 de março de 1936, em Arequipa, Peru.
Estudou Direito e Letras na Universidade de San Marcos, em Lima. Em 1959 mudou-se para Madri, onde ingressou no Doutorado em Filosofia e Letras. Em seguida foi para Paris como jornalista e redator da revista France Press.
Entre diversos livros, publicou em 1962, seu primeiro sucesso “Batismo de Fogo”, em 1963 “A Cidade dos Cachorros”, “A Casa Verde” (1966). Um dos livros mais importantes do autor é “Conversação na Catedral” (1969).
Em 1981 publicou “A Guerra do Fim do Mundo”, em 1985 recebeu a Medalha de Honra do Governo francês. Em 1990 se candidatou à presidência do Peru, mas perdeu para Alberto Fujimori. Publicou “Peixe na Água” em 1991, em 2006 “Travessuras da Menina Má” e “Sabres e Utopias” em 2009. Em 2010 recebeu o Prêmio Nobel de Literatura.
Algumas frases e pensamentos de Vargas Llosa
“Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias”
“Você não pode lutar consigo mesmo, pois essa batalha tem apenas um perdedor”.
“No embrião de todos os romances, bule uma inconformidade, late um desejo”.
“O esquartejamento da humanidade em blocos rigidamente diferenciados - como em ser negro, muçulmano, cristão, branco, budista, judeu etc - é perigoso porque estimula o fanatismo dos que se consideram superiores”.
Comments