top of page

NELSON CAVAQUINHO

ARTS QA - POR MONSIEUR SERIN

ENCANTOS DA MÚSICA POPULAR

NELSON CAVAQUINHO

Sambista , compositor, cavaquinista e violonista, Nelson Antônio da Silva, o saudoso Nelson Cavaquinho, nasceu em 1911.

Seu pai, Brás Antônio da Silva, era músico da banda da Polícia Militar e seu tio Elvino tocava violino e foram suas influencias para se iniciar na música. Depois passou a frequentar as rodas de choro, época em que surgiu seu o apelido “Cavaquinho”, que o acompanharia por toda a vida.

Aos 20 anos casou-se com Alice Ferreira Neves, com quem teve quatro filhos e, na mesma época, seu pai lhe conseguiu um trabalho na polícia, fazendo rondas noturnas a cavalo. E foi assim, durante as rondas, que conheceu e passou a frequentar o morro da Mangueira, onde conheceu sambistas como Cartola e Carlos Cachaça.

Deixou mais de quatrocentas composições, entre elas clássicos como "A Flor e o Espinho" e "Folhas Secas", ambas em parceria com Guilherme de Brito, seu parceiro mais frequente.

No carnaval de 2011 a escola de samba G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira homenageou Nelson Cavaquinho pelo seu centenário. "O Filho Fiel, Sempre Mangueira" é o nome do enredo que a agremiação levou para a avenida. O músico era torcedor da escola de samba carioca.

Nelson faleceu em 1986, no Rio de Janeiro

Selecionei três composições suas, que também poderão ser apreciadas neste post no Facebook e no site do Quartier des Arts: “A Flor e o Espinho”, com Roberta Sá, “Folhas Secas”, com Elis Regina e “Luz Negra”, com Fernanda Takai.








Comentarii


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page