top of page

O compositor da alma brasileira

ARTS QA - POR MONSIEUR SERIN

ENCANTOS DA MÚSICA POPULAR

LAMARTINE BABO - O COMPOSITOR DA ALMA BRASILEIRA

Lamartine de Azeredo Babo, o Lamartine Babo, ou “Lalá”, nascido em 1904, no Rio de Janeiro, foi um compositor popular brasileiro, autor de grandes marchas carnavalescas, que permanecem até hoje na boca do povo, animando bailes e blocos, além de canções como “No Rancho Fundo”, em parceria com Ary Barroso, “Serra da Boa Esperança”, “Eu sonhei que tu estavas tão linda”, ambas com letras e músicas dele. Embora torcedor apaixonado do América, compôs os hinos (não oficiais) dos onze clubes de futebol do Rio de Janeiro.

Mesmo tendo sido um leigo em técnica musical, Lamartine criou melodias resultantes de seu espírito inventivo e versátil. Começou a compor aos catorze anos, a valsa "Torturas do Amor" e, aos dezesseis anos, compõe a opereta "Cibele".

Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais na atual Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Foi através de marchinhas carnavalescas, cantadas até hoje, como “O Teu Cabelo Não Nega”, “Grau 10”, “Linda Morena”, “A.E.I.O.U.” e outras, que o seu nome se tornou mundialmente conhecido como o Rei do Carnaval. Como poucos, Lamartine alcançou os dois extremos da alma brasileira: a gozação e o sentimento.

Lalá era uma das pessoas mais bem humoradas e divertidas de sua época, não perdendo nunca a chance de um trocadilho ou de uma piada. Em uma entrevista afirmou "Eu me achava um colosso. Mas um dia, olhando-me no espelho, vi que não tenho colo, só tenho osso".

E aconteceu também o caso dos correios: Lalá foi enviar um telegrama, o telegrafista bateu então o lápis na mesa em morse para seu colega: "Magro, feio e de voz fina". Lalá tirou o seu lápis e bateu: "Magro, feio, de voz fina e ex-telegrafista".

Lamartine Babo nunca se casou. Faleceu em 1963, no Rio de Janeiro, deixando seu nome no rol dos grandes compositores do Brasil.

Selecionei três de suas composições, que também poderão ser curtidas no site do Quartier des Arts: “No Rancho Fundo”, “Eu sonhei que tu estavas tão linda” e o pot-pourri “ O teu cabelo não nega/Grau dez /Linda Morena”.






Komentarze


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page