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O Maestro

ARTS QA MÚSICA

COM CLARICE MIRANDA


Saudações musicais, queridas Quartières!


A figura do maestro, da forma como a conhecemos hoje, formou-se muito recentemente. Surgiu no século XIX, em pleno período musical do romantismo, quando as orquestras cresceram em tamanho, sonoridade e os grandes corais se formaram. Nascia assim, a necessidade de um novo elemento na orquestra: o maestro.

Nos primeiros grupos instrumentais que se formaram, no período Barroco, ainda não existia a figura do maestro que conhecemos hoje. Havia apenas um líder do próprio grupo, que orientava e coordenava a execução a partir de seu instrumento musical, enquanto participava do concerto. Este líder normalmente era um músico ao violino ou ao cravo, controlando e comandando principalmente o ritmo. Nos momentos mais difíceis da música, recorria a enérgicos gestos, batendo com os pés, tornando visível e audível a marcação sua marcação.


Curiosidade: em pleno período Barroco, o compositor Lully, como dirigente da música da corte de Luis XIV, na França, iniciou o hábito de marcar o ritmo do grupo de instrumentos, batendo no chão com um pesado bastão. Dirigir a música passou a ser uma tarefa bastante ruidosa. Certa ocasião, não acertou o chão e sim seu pé violentamente. Veio a falecer de gangrena dias depois!


Hoje, a regência é uma arte que requer vocação específica, fundamenta-se na liderança e vasta formação profissional. Ser um bom músico não é suficiente para ser um bom maestro ou regente. Exige-se dele, além da liderança, domínio total da matéria musical e sólida formação cultural. O maestro é o veículo visual da expressão musical de uma orquestra!


Seu trabalho começa muito antes dos ensaios, com o criterioso estudo da partitura. Nos ensaios, ele extrai o melhor da sonoridade de cada instrumento, exigindo todas as possibilidades técnicas de cada componente da orquestra.

Sua principal função é dar uniformidade ao grupo musical, para que todos sigam o tempo, a dinâmica e o andamento indicados na partitura.

Quando vamos a um concerto, é comum querermos saber que maestro irá reger, pois ele faz toda a diferença na sonoridade de uma orquestra.

A mesma orquestra soa diferente nas mãos de diferentes maestros.


Hoje, são verdadeiros astros disputados no mundo todo. Assistir ao desempenho de um grande maestro, passou a ser uma das mais extraordinárias experiências do espírito e da emoção.


Você pode chamar de maestro, também, um músico de grande qualidade e virtuosismo ou um compositor.

Se for uma mulher, o termo correto é maestrina. Já a palavra regente pode ser utilizada tanto para homens como mulheres.


Para hoje, escolhi uma das mais populares e conhecidas sinfonias do repertório da música clássica: a Quinta Sinfonia do compositor alemão Beethoven (1770-1827).

Vamos assistir, o grande maestro austríaco Hebert von Karajan (1908-1989), diretor da Filarmônica de Berlin por 27 anos. Importantíssimo não só por seu rigor técnico, mas por sua revolução músico-tecnológica do século XX. Em suas mãos inúmeras gravações em Cds, Dvds e vídeos foram feitas, popularizando esta orquestra.





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