top of page

O Papa João

ARTS QA, POR CARLOS RUSSO

O Papa João

Bloco 01/06

Queridas quartières, aproxima-se o Natal e o princípio de um Ano Novo, que denominávamos, na minha infância, Ano Bom! E o será!

Nesse momento ocorreu-me que deveríamos pensar em dois grandes Faróis para uma humanidade melhor, uma sociedade mais fraterna, filha e amiga de nossa mãe primeva, A Natureza.

Falaremos sobre o Papa João, precursor de Francisco, um cristão no Trono de São Pedro!

“Esse Papa era um verdadeiro cristão! Como podia ser isso? ” Exclamou um funcionário do Vaticano, logo após a morte de João XXIII, em 1963. “E como aconteceu que um verdadeiro cristão se sentasse no trono de São Pedro? Ninguém tinha consciência de quem ele era?”

Em 1958, após a morte de Pio XII, um Papa que se alinhara aos acobertadores das barbáries do nazi fascismo em seu pontificado, Giuseppe Roncali foi eleito Sumo Pontífice.

Bom, a resposta à última pergunta do funcionário, aparentemente, parece ser “Não”! Quando entrou no conclave, Roncali não fazia parte dos papabile. Foi eleito porque os Cardeais não conseguiam chegar a um acordo e estavam convencidos, como ele próprio escreveu, que “seria um papa provisório e transitório”, “sem maiores consequências. ”

Como veríamos, nada disto aconteceu!

Muito de seu pensar e agir chegou até nós através do diário íntimo de Roncali.

“Eis então meu modelo: Jesus Cristo”, mesmo sabendo aos dezoito anos, que ser “semelhante ao bom Jesus” significava ser “tratado como louco”.

“Eles dizem e creem que sou um tolo. Talvez eu seja, mas meu orgulho não me permite pensar assim. Este é o lado engraçado em tudo isso”.

(Continua na próxima semana)



Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page