top of page

O SERESTEIRO DO BRASIL

ARTS QA - POR MONSIEUR SERIN

ENCANTOS DA MÚSICA POPULAR

SILVIO CALDAS, O SERESTEIRO DO BRASIL

Sílvio Antônio Narciso de Figueiredo Caldas, o Silvio Caldas, carinhosamente apelidado de “Caboclinho Querido”, “O Seresteiro do Brasil” e “Titio”, foi um famoso cantor e compositor brasileiro, nascido no bairro carioca de São Cristóvão, em 1908. Seu pai, Antonio Narciso , era dono de uma loja de instrumentos, afinador e mecânico de pianos e compositor. Sua mãe, Alcina, era cantora amadora.

Aos 6 anos, Silvio foi para a Escola Coronel Cabrita e, em seguida, para a Escola Nilo Peçanha.

Aos 9, começou a trabalhar como aprendiz de mecânico. Em 1924 foi trabalhar em São Paulo, onde ficou pouco tempo. De lá, foi para Catanduva, onde trabalhou como leiteiro, lavador de carros, cozinheiro de turma, caminhoneiro e mecânico. Em 1927, voltou ao Rio.

Depois de voltar ao Rio, durante uma serenata, foi ouvido por Antonio Gomes, diretor artístico da Rádio Ipanema, que o levou à Rádio Mayrink Veiga, dando início à sua carreira musical. Em 1929, foi para a Rádio Sociedade, mas continuou atuando como mecânico.

Entre 1930 e 1931, gravou um total de 35 discos de duas músicas cada.

Em 1934, iniciou uma exitosa parceria com o poeta, jornalista e cronista Orestes Barbosa. O ano da consagração da dupla foi 1937, quando criaram oito músicas, entre elas "Quase Que Eu Disse", "Arranha-Céu" e, o maior sucesso, "Chão de Estrelas".

Sílvio estreou no cinema em 1935, atuando em Favela dos Meus Amores, de Humberto Mauro.

Em 1950, mudou-se para São Paulo, onde assinou com a Rádio Excelsior. Em 1954, foi contratado pela recém-chegada Columbia. Em 1956, assumiu um programa próprio semanal na TV Record.

Seu último show foi realizado em 1997, aos 85 anos, no Sesc Pompeia, com Miltinho, Doris Monteiro, Noite Ilustrada e Trovadores Urbanos.

Sílvio casou-se duas vezes e teve quatro filhos. Faleceu em 1998, em São Paulo, aos 89 anos.

De seu repertório selecionei “Chão de Estrelas”, “ No Rancho Fundo” e “Eu Sonhei Que Tu Estavas Tão Linda” que poderão ser apreciadas neste post no Facebook, ou no site do Quartier des Arts.






Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page