ORFEU DO CARNAVAL – A BELÍSSIMA TRILHA SONORA DO FILME
ARTS QA - POR MONSIEUR SERIN
ENCANTOS DA MÚSICA POPULAR
ORFEU DO CARNAVAL – A BELÍSSIMA TRILHA SONORA DO FILME
Com a devida licença do querido e incomparável Dalmo Próspero, especialista em Cinema aqui do Quartier des Arts, vou dar uma passadinha pela seara que lhe pertence.
Baseado num texto de Vinícius de Moraes, em 1956, Orfeu do Carnaval, transformou-se numa peça de teatro, dando início a uma parceria notável entre Vinícius e Tom Jobim. O produtor francês Sacha Gordine ficou encantado com essa experiência e levou-a para a tela do cinema, contratando o cineasta Marcel Camus para adaptar o texto de Vinicius. Por exigência de Gordine, a trilha sonora do filme precisava apresentar apenas canções inéditas. Dessa forma, foram especialmente compostas para o filme, verdadeiros tesouros musicais que se transformariam em enormes sucesso, como “A Felicidade”, “O Nosso Amor”, “Samba do Orfeu” e “Manhã de Carnaval”, imortal composição de Luiz Bonfá, com letra de Antônio Maria.
O cantor Agostinho dos Santos, intérprete de “A Felicidade” teve, por meio dessa canção, as portas abertas da França, onde fez um grande sucesso. Tragicamente, morreu num desastre aéreo em 12 de Julho de 1973, quando um avião da Varig caiu nas proximidades do Aeroporto de Orly.
Além de Agostinho dos Santos, a cantora Elizeth Cardoso, “A Divina”, também aparece no filme.
O filme conquistou os principais prêmios do cinema começando pelo Óscar e Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, passando pelo Bafta da Inglaterra e terminando com a Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1959.
Em 1989, a PolyGram lançou no mercado o CD da trilha sonora original do filme “Orfeu do Carnaval”.
Da trilha sonora selecionei “A Felicidade”, interpretada por Tom e Vinicius, “Manhã de Carnaval”, na voz de Agostinho dos Santos e “Samba do Orfeu”, com Celina, que também poderão ser apreciadas nesse post do Facebook e no site do Quartier Des Arts.
Comments