Os Miseráveis
- Quartier des Arts
- 9 de mai. de 2022
- 1 min de leitura
ARTS QA LITERATURA
POR CARLOS RUSSO
Prezadas Quartières,
A obra literária cuja leitura ou, o que é provável, a releitura eu lhes sugiro, é “Os Miseráveis” de autoria do imortal Victor Hugo, obra-prima do romantismo francês.
A inspiração para esta recomendação me foi trazida por um motivo muito pessoal. Uma visita familiar que acabo de fazer. Montreuil Sur Mer é uma pequena povoação ao norte da França, cidade de pouco mais de 1.500 habitantes, que mantém íntegras suas estruturas arquitetônicas e belezas de uma cidade fortificada da Idade Média. Pois muito bem, por volta de 1860, foi de passagem por Montreuil que Hugo inspirou-se para produzir a figura gloriosa do Sr. Madelaine, disfarce assumido pelo herói Jean Valjean quando se torna prefeito do povoado. Também o cruzamento que causa a queda da carroça e o salvamento de uma criança que somente seria possível com a força do ex- condenado, de repente surgiu perante meus olhos!
“Os Miseráveis” se passa na França do século XIX entre as derrotas de Napoleão Bonaparte, em 1815 e os motins populares de junho de 1832, que derrubaram o absolutismo real reinstalado dos Bourbons. O roteiro confunde-se com a vida de Jean Valjean, um condenado por roubo de um pedaço de pão, colocado em liberdade após anos de trabalhos forçados. Jean Valjean é o personagem que consolida os principais ideais do autor, pautando as temáticas de pobreza, desigualdade social e injustiça em um mundo cheio de perversidades e grosserias...
(continua na próxima sexta-feira)

Comments