PACO DE LUCÍA
ARTS QA - POR MONSIEUR SERIN
ENCANTOS DA MÚSICA POPULAR
PACO DE LUCÍA
Nascido em 1947, Francisco Gustavo Sánchez Gomes, o Paco de Lucía, foi um compositor, produtor e violonista espanhol de flamenco reconhecido internacionalmente.
Paco era o mais novo de cinco irmãos, filhos do também violonista de flamenco Antonio Sánchez, com quem primeiro aprendeu a tocar violão. Tinha ascendência portuguesa por parte de mãe
Em 1958, com apenas onze anos, fez a sua primeira aparição pública na Rádio Algeciras e, no ano seguinte, recebeu um prémio especial numa competição de flamenco em Jerez de La Frontera, acompanhado pelo seu irmão Pepe num duo que se chamava Los chiquitos de Algecira.
Em 1981, editou o álbum “Castro Marín”, em homenagem à terra sua mãe nasceu.
Em 1991, gravou o Concierto de Aranjuez, de Joaquin Rodrigo, com a Orquestra de Cadaques. O autor, presente nas gravações, comentou que nunca ninguém havia tocado a sua peça com tanta paixão e intensidade como Paco de Lucía.
Em 2004, foi distinguido com o Prémio Príncipe das Astúrias, como "um músico que transcendeu fronteiras e estilos".
Em 2014, a viúva de Paco recebeu o prêmio póstumo do marido em Las Vegas, nos Estados Unidos, na 15ª edição do Grammy Latino. O prêmio foi de melhor álbum do ano por seu disco "Canción Andaluza".
Faleceu em fevereiro de 2014, aos 66 anos, em Cancún, onde passava férias.
Selecionei três de suas geniais interpretações, que também poderaõ ser curtidas neste post no Facebook e no site do Quartier des Arts: “Concierto Aranjuez – Adágio”, “Tico-Tico no Fubá” e “Entre dos aguas”.
Comments