Um passeio por todos os períodos musicais
ARTS QA MÚSICA
POR CLARICE MIRANDA
Saudações musicais, queridas quartières!
Hoje, vamos fazer um breve passeio por todos os períodos musicais, conhecendo o imensurável encanto que acompanhou e transformou o homem em todos estes períodos.
Sempre digo que a música “massageia” nossa alma! É uma manutenção transformadora única!
O homem sempre produziu, produz e sempre produzirá música. Cada período, tem seu encanto e hoje podemos desfrutar de todos eles, graças as inúmeras tecnologias.
Idade Média - o grande papel da música neste período foi educativo. Esse período foi muito religioso, dominado pela Igreja, que precisava expandir o cristianismo.
O papel da música na Idade Média, era desenvolver e despertar a fé e a espiritualidade nas pessoas.
Louvavam a Deus de forma anônima, pois nesta época, não se assinavam as obras. Foi a era do anonimato.
Renascimento – nesta época, toda festa importante, ou cerimônia na Igreja, da nobreza e da população em geral, tinham bastante música, que foi neste período predominantemente vocal.
Com a invenção da imprensa, o conhecimento se tornou mais acessível as pessoas. Saber ler e tocar pelo menos dois instrumentos, era almejado por todos que queriam ser vistos como pessoas educadas. Música de forma bem descontraída e prazerosa, era cantada em tocada nas festas familiares.
Barroco – toda a valorização da música vocal do Renascimento, passou neste período para os instrumentos musicais. É neste período que nascem a ópera e a orquestra!
Mais pessoas começaram usufruir da beleza da música, pois foram criados os primeiros teatros de ópera e de concertos. Compositores já bem conhecidos nossos começam a surgir: Vivaldi, Haendel e Bach.
Classicismo – importante para o início da valorização do artista e são desta época grandes nomes como Haydn, Mozart e Beethoven. O gosto musical teve grande transformação, passando de uma música bem ornamentada do Barroco, para um estilo com mais acessibilidade para o grande público. São deste período a consolidação da sinfonia, concerto e quarteto de cordas. O público começa a entender que a música precisa de silêncio para ser apreciada.
Romantismo - época de grande liberdade para os compositores, que passam a escrever quando estão inspirados, e não mais sob encomenda. Os músicos passam a ter um público novo, com exigências diferentes das classes nobres e aristocráticas do passado. As plateias se emocionam e surgem grupos organizados para aplaudir e até vaiar... Dos inúmeros compositores deste período, com imensa dificuldade de escolha, selecionei: Liszt, Rossini, Schubert, Mendelssohn, Mahler, Schumann, Wagner, Brahms e Tchaikovsky
Modernismo – época das mais fascinantes e das mais terríveis da história da civilização.
Na música, o invento da gravação provocou grande revolução. Pela primeira vez na história, alguém podia ouvir qualquer coisa que escolhesse, de forma barata, fácil e em qualquer parte.
Assim como a escrita musical na Idade Média proporcionou a primeira documentação histórica da música, a invenção da gravação do século XX, proporcionou pela primeira vez a conservação dos sons, e o encanto da música clássica se expandiu para públicos imensuráveis!
Como concentra muito maior número de compositores do que todos os períodos anteriores, reservei-me o direito de uma pequena seleção: Stravinsky, Ravel, Debussy,
Rachmaninov, Bernstein, Gershwin, Prokofiev, Villa-Lobos.
Exemplo de hoje, uma surpresa! Letra do período medieval e música do século XX!
Obra muito conhecida, grandiosa, para grande orquestra (inclusive 2 pianos), coro infantil, coro feminino, coro masculino.
Comments