RAUL SEIXAS
- Monsieur Serin
- 5 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
ARTS QA - POR MONSIEUR SERIN
ENCANTOS DA MÚSICA POPULAR
RAUL SEIXAS
Cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista, Raul Santos Seixas nasceu em 1945, em Salvador e faleceu em São Paulo, em 1989.
Um dos pioneiros do rock brasileiro, Raul também era chamado de Pai do Rock Brasileiro e apelidado de Maluco Beleza e Raulzito. Ocupa 19ª na lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, promovida pela Revista Rolling Stone, em 2008. Um artista adiante de seu tempo, Raul lançou 17 discos em 26 anos de carreira e inovou ao misturar o rock’n roll com o baião, introduzindo uma nova vertente musical no Brasil.
Era apaixonado por música e passava horas escutando discos de rock’n roll – principalmente Elvis Presley e Little Richard – e também o Rei do Baião, Luiz Gonzaga.. Mas, a princípio, ele queria mesmo era ser escritor, como Jorge Amado.
Em 1972, participou do VII Festival Internacional da Canção. Compôs duas músicas: a clássica Let Me Sing, Let Me Sing (genial mistura de rock e baião), defendida pelo próprio Raul e Eu Sou Eu e Nicuri é o Diabo, defendida por Lena Rios & Os Lobos.
Ambas chegam à final, obtendo sucesso de crítica e de público e fazendo com que Raul fosse contratado como artista pela gravadora Phillips, alcançando o auge do seu sucesso pouco tempo depois.
Em 1973, Raul lançou seu primeiro disco solo, Krig-Ha, Bandolo!, que conta com a clássica canção Ouro de Tolo.
Em 2009, a música foi escolhida pela revista Rolling Stone Brasil como a 16ª entre as 100 Maiores Músicas Brasileiras. E o disco ocupa a 12ª posição na lista dos 100 Maiores Discos de Música Brasileira, da mesma revista.
O álbum Gita, de 1974, rendeu à Raul o disco de ouro e é considerado seu álbum de maior sucesso. A maioria das canções, em parceria com Paulo Coelho.
Raul teve cinco companheiras e três filhas.
Selecionei três músicas antológicas:de Raul: “Mosca na Sopa”, “Ouro de Tolo” e “Gita”.


Comments