top of page

RAY CHARLES – UM GÊNIO

ARTS QA - POR MONSIEUR SERIN

ENCANTOS DA MÚSICA POPULAR

RAY CHARLES – UM GÊNIO

Nascido em 1930 em Albany, Ray Charles Robinson, o Ray Charles, foi um pianista norte-americano, pioneiro e cantor de música soul, blues, jazz que ajudou a definir o seu formato ainda no fim dos anos 50, além de um inovador intérprete de R&B.

Considerado um dos maiores gênios da música norte-americana, Ray Charles também foi um dos responsáveis pela introdução de ritmo gospel nas músicas de R&B.

Foi eleito pela Rolling Stone o 2º maior cantor de todos os tempos e o 10º maior artista da música de todos os tempos.

Era filho de Aretha Williams, trabalhadora da área rural, e Bailey Robinson, um reparador de ferrovia, mecânico e biscateiro. Bailey teve mais três famílias, Aretha cuidava da família sozinha.

Ray Charles não nasceu cego. Ele ficou totalmente cego aos sete anos de idade. Charles nunca soube exatamente por que perdeu a visão, apesar de existirem fontes que sugerem que sua cegueira era devido a glaucoma, enquanto outras fontes sugerem que Ray começou a perder a sua visão devido a uma infecção provocada por água com sabão nos seus olhos, que foi deixada sem tratamento. Frequentou a Escola para Cegos e Surdos de Santo Agostinho, em St. Augustine, Flórida. Aprendeu também a escrever música e tocar vários instrumentos musicais, mas o melhor e mais conhecido é o piano. Enquanto ele estava lá, a mãe dele morreu, seguida por seu pai dois anos depois.

Ray iniciou a sua carreira tocando piano e cantando em grupos de gospel, no final dos anos 40. A princípio influenciado por Nat King Cole, trocou o gospel por baladas profanas e, após assinar com a Atlantic Records em 1952, enveredou pelo R&B. Quando o rock & roll estourou com Elvis Presley em 1955, e cantores negros como Chuck Berry e Little Richard foram promovidos, Ray Charles aproveitou o espaço aberto na mídia e lançou vários sucessos, reunindo elementos de R&B e gospel nas músicas de uma forma que abriram caminho para a soul music dos anos 60, e tornando-o um astro reverenciado do pop americano.

Charles faleceu em sua casa em Beverly Hills, Califórnia, em 2004.

Seu último álbum, Genius Loves Company, foi lançado postumamente dois meses após o ocorrido, e consiste em duetos com vários artistas contemporâneos seus e de gerações posteriores, como o próprio B.B. King, Van Morrison, Willie Nelson, James Taylor, Gladys Knight, Michael McDonald, Natalie Cole, Elton John, Bonnie Raitt, Diana Krall, Norah Jones e Johnny Mathis. O álbum recebeu oito Prêmios Grammy, incluindo Melhor Álbum Pop, Álbum.

De sua extensa lista de mega sucessos, selecionei três: “Georgia On My Mind", "Hit the Road Jack" e "I Can't Stop Loving You".








Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page