Reverências a um brilhante fotógrafo e grande ser humano
ARTS QA - POR ADRIANA REDE
HOMENAGEM À GERMAN LORCA
Nesse sábado perdemos o querido fotógrafo GERMAN LORCA, prestes a completar 99 anos, depois de uma vida muito bem vivida!
O Quartier des Arts fez uma visita a sua exposição em 2017! Foi quando o Chapel Art Show, exposição que ocorre há mais de 50 anos o homenageou. Fizemos uma visita guiada por suas magníficas obras, tivemos um café da manhã delicioso e a surpresa, no meio do café, recebemos German Lorca em pessoa!
Um dos mais importantes fotógrafos brasileiros dos séculos XX e XXI, faleceu de causas naturais, em casa, na companhia dos seus filhos queridos. Estava lúcido e contente, havia recebido o catálogo do MOMA, da grande exposição que havia inaugurado na véspera, em NY, sobre o Foto Cine Clube Bandeirante, do qual foi expoente.
O que dizer do artista e amigo de tantos ensinamentos, com quem tive a honra de conviver e curar exposições por mais de uma vez? O que dizer do fotógrafo que conseguiu tornar visível o invisível aos nossos olhos?
Por vezes cronista do cotidiano, outras, fotógrafo documental e da publicidade, observador da cidade e da paisagem, seu melhor olhar revelava-se em algum lugar entre a razão e a fantasia. Uma certeza temos do trabalho de Lorca: sempre foi livre. Suas obras podem ser chamadas de lúdicas, realistas, concretistas, mas sempre, sempre, poéticas. Suas fotografias, como ele, nos darão eternamente a sensação de um instante cúmplice.
Comentarios