Rolando Boldrin
ARTS QA - POR MONSIEUR SERIN
ENCANTOS DA MÚSICA POPULAR
ROLANDO BOLDRIN
Apresentador, ator, cantor, escritor e compositor brasileiro, Rolando Boldrin nasceu em 1936, em São João da Barra, interior de São Paulo,. Desde pequeno tocava viola. Aos doze anos começou uma empreitada musical com o seu irmão, formando a dupla "Boy e Formiga", que era bem sucedida na rádio da cidade.
Aos dezesseis anos, incentivado pelo pai, Boldrin foi para a capital paulista de carona em um caminhão. Antes de emplacar na carreira de cantor, foi sapateiro, frentista, carregador, garçom e ajudante de farmacêutico. Após prestar serviço militar, dedicou-se à atividade musical.
Debutou na música em 1960, participando do disco de sua futura esposa, que se tornou sua produtora, Lurdinha Pereira. Em 1974 lançou seu primeiro disco solo, "O Cantadô", pela Continental.
Boldrin também atuou ator de teleteatro da TV Tupi, entre o final da década de 1950 e começo da de 1960, ao lado de Lima Duarte, Laura Cardoso, Dionísio Azevedo e outros.
Entre as décadas de 1960 e 1980, Boldrin atuou em aproximadamente trinta novelas nas emissoras Record, Tupi e Bandeirantes.
Como apresentador de televisão, esteve à frente de programas na TV Globo, TV Bandeirantes e SBT. Seu último trabalho como apresentador foi o programa Sr. Brasil, pela TV Cultura de São Paulo.
Rolando Boldrin foi um dos maiores divulgadores da música sertaneja brasileira. Em seus programas, cantava, contava "causos", dançava e exibia atrações musicais, que tinham como fonte a cultura popular
Rolando Boldrin faleceu em 9 de novembro deste ano, aos 86 anos.
Selecionei Boldrin cantando “Vide vida marvada”, contando o “Causo do burro” e declamando “Quando eu morrer”, de Vinicius de Moraes.


Comments