SACHA DISTEL
ARTS QA - POR MONSIEUR SERIN
ENCANTOS DA MÚSICA POPULAR
SACHA DISTEL
Sacha Alexandre, nome verdadeiro do cantor e compositor Sacha Distel, nasceu em Paris, em 1933. Graças ao tio Ray Ventura teve, desde criança, um contato muito próximo com o mundo de músicos da vanguarda do Swing e do Jazz.
Guitarrista profissional de jazz desde os dezesseis anos, embora tenha ficado famoso como um crooner francês, Sacha Distel foi um nome respeitado do jazz francês. Dizzy Gillespie, Django Reinhardt, Stan Getz e Henri Salvador estiveram presentes em sua vida desde muito cedo.
Em 1962 compôs a canção “La Belle Vie”, gravada por Tony Bennett em sua versão americana, “The Good Life”. A música logo se transformou em um sucesso absoluto no mundo inteiro, tendo sido regravada inúmeras vezes, inclusive por gente como Frank Sinatra e Julie London.
Os anos 1960 foram os de maior popularidade para Distel, que teve seu próprio programa de variedades na televisão francesa e um romance bastante explorado pela imprensa mundana, com a atriz Brigitte Bardot.
Em 1980 foi recebido no Palácio de Buckingham como principal artista de um show em homenagem aos oitenta anos da Rainha Mãe.
Distel foi casado com Francine Distel (de 1963 a 2004) com quem teve dois filhos.
Faleceu em 2004, em Rayol-Canadel-sur-Mer, França.
Selecionei três de seus hits, que poderão ser curtidos no blog Arts QA no site do Quartier des Arts: “La Belle Vie”, “Que Reste T'il De Nos Amours” e “Tu es le soleil de Ma Vie”, com Brigitte Bardot.
Comments