top of page

Safo de Lesbos, primeira Musa da Civilização Ocidental

ARTS QA, POR CARLOS RUSSO

Safo de Lesbos, primeira Musa da Civilização Ocidental

Bloco 01/07

Prezadas quartiers, temos o prazer de trazer a vocês um pouco daquela nossa antepassada que formou, em seu tempo, uma confraria especial: somente para mulheres! Dedicada ao Amor, à fraternidade e às Musas.

Safo viveu no século VII a.C. e fundou em Mitilene, na ilha de Lesbos, uma espécie de confraria dedicada a mulheres a à deusa Afrodite, a qual denominou: “Residência das Discípulas das Musas”.

Mitilene era a principal cidade da ilha de Lesbos, situada no mar Egeu, sob domínio da antiga civilização eólica desde o século XII a.de C..

Povo independente, amigo do vinho e dos prazeres, estes eólios transformaram sua ilha num “território livre”, algo totalmente diferente daquilo que ocorria no restante da Grécia, colonizada pelos patriarcais dóricos.

A importância da mulher no antigo matriarcado da civilização minoica, o contato permanente com Egito onde a mulher sabidamente gozava da alta consideração, trouxeram para os habitantes de Lesbos o respeito às mulheres, assim como o amor ao luxo, à vida social e intelectual e, em consequência, uma grande liberdade nos costumes.

Pois a representante maior desse sensualismo e desse momento de libertação da mulher grega foi a poetiza Safo.

(CONTINUA NA PRÓXIMA SEMANA)



Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page