top of page

Safo de Lesbos, primeira musa da civilização ocidental -bloco 02/07

ARTS QA, POR CARLOS RUSSO

Safo de Lesbos, primeira Musa da Civilização Ocidental

Bloco 02/07

Lá se ensinava a música instrumental, o canto, a poesia, assim como o culto à beleza corporal. A beleza, a graça e os encantos femininos, a conquista de amores, o culto a Eros, a preparação das nubentes para, no casamento, amarem e se fazerem amadas! A tudo isso se dedicava a “Residência”.

E nesta comunidade em que a cultura era ingrediente indispensável para a beleza, a vida comunitária transcorria entre festas, cerimônias e banquetes!

Imagine-se o impacto sofrido pelas sociedades machistas e patriarcais de quase toda a restante da Grécia! Nelas as mulheres eram mantidas no semianalfabetíssimo, passando o tempo a cuidar do lar, dos filhos, a tecer e a fiar! Os prazeres e o contato com as Musas, seus maridos os obtinham com escravas, concubinas e hetairas!

Por isto tudo, a iniciativa de Safo foi mais que arrojada, revolucionária para seu tempo!

E graças a esta empreendedora, Lesbos transformou-se num clube de mulheres, para onde confluíam as melhores e mais libertas cabeças femininas da toda a Hélade!

No entanto, mesmo a sociedade machista de seu tempo, quanto aquelas que viriam no futuro, jamais a perdoariam!

Chegaram até nós muitos poemas que aviltaram Safo! Por exemplo, Ovídio, poeta romano, envolvido em todas as fofocas das cortes imperiais, dedicou uma de suas “Metamorfoses” para transformar Safo em uma mulher que se suicida após ser recusada por um velho barqueiro, transformado em jovem por um bálsamo divino!

(Continua na próxima semana)



コメント


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page