top of page

SERGIO MENDES

ARTS QA MÚSICA POPULAR

POR MONSIEUR SERIN

SERGIO MENDES

Pianista, compositor e arranjador, Sergio Santos Mendes nasceu em 1941, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro.

Ainda jovem, foi matriculado por seus pais no conservatório de música de Niterói. Aos 15 anos, teve aula de piano com a professora Carmelita Lago, voltado para música erudita e, aos 19 anos, passou a ouvir jazz, interessando-se pelo gênero. Começou a participar de jam sessions no Beco das Garrafas, reduto bossanovista em Copacabana. Em 1961, participou do III Festival Sul-Americano de Jazz, no Uruguai, com seu Brazilian Jazz Sextet, lançou seu primeiro disco, Dance Moderno, com regravações de canções emblemáticas da bossa nova, como O-ba-la-lá, de João Gilberto, Outra Vez, de Tom Jobim, Tristeza de Nós Dois, de Durval Ferreira, Bebeto e Maurício Einhorn. Em 1962, participou do concerto de bossa nova no Carnegie Hall, em Nova York.

Em 1963, lançou pela Philips, como sexteto Bossa Rio, Você Ainda não Ouviu Nada, com arranjos de Tom Jobim e Moacir Santos. Em 1964 foi morar na Califórnia, Estados Unidos. A década de 1960, foi o período mais produtivo e inovador de sua carreira, com o lançamento de oito álbuns e a criação do conjunto Brasil’ 66. Desta época, são destaques os discos Equinox, Look Around (1967) e Herb Alpert Presents Sergio Mendes (1966), com o qual vendeu mais de um milhão de cópias, com o sucesso de Mas que Nada, que lhe fora dado de presente ainda no Beco das Garrafas pelo compositor Jorge Benjor.

Sérgio Santos Mendes conquistou 1 Grammy, 2 Grammy Latino, foi indicado ao Oscar de melhor canção original e é o recordista brasileiro de ingressos na Billboard Hot 100.

Selecionei dois hits que poderão ser curtidos neste post no Facebook e no blog Arts QA do Quartiers des Arts: ”Mas que nada” e “The Fool On The Hill”. Link na Bio.






Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page