THELONIOUS MONK
ARTS QA - POR MONSIEUR SERIN
ENCANTOS DA MÚSICA POPULAR
THELONIOUS MONK
Thelonious Sphere Monk, um dos maiores gênios da história do Jazz nasceu em 1917, em Rocky Mount, Califórnia, e começou tocar piano bem cedo, quando já se debruçava sobre o piano da família. Aprendeu sozinho a ler música.
Aos 4 anos mudou-se com a família para uma casa quase às margens do Rio Hudson, em Nova York, tendo sido criado no meio das tradições gospel e música de rua. No início da adolescência já tocava em uma igreja batista local, bares e festas do bairro.
Monk montou seu primeiro grupo em 1937, apresentando-se em pequenos clubes até 1941, quando o grande baterista Kenny Clarke o contratou para integrar a banda do tradicional Minton´s, no Harlem, A partir daí, ao lado de grandes músicos como Charlie Parker, Dizzy Gillespie, Mary Lou Williams, Max Roach e Bud Powell, sua habilidade na criação de novas harmonias e ritmos despontou e foi fundamental, para o desenvolvimento do jazz moderno.
Apesar de ser lembrado como um dos fundadores do bebop, seu estilo, com o passar do tempo, evoluiu para algo único, próprio, de composições com harmonias dissonantes e guinadas melódicas, combinadas a linhas de percussão desenvolvidas com abruptos ataques ao piano e uso de silêncios e hesitações.
Compôs vários temas que hoje são considerados standards, como "Epistrophy", "'Round Midnight", "Blue Monk", "Straight No Chaser" e "Well, You Needn't".
Monk faleceu em 1982, em Nova Jersey.
Selecionei entre suas composições, Round Midnight, Blue Monk e I Mean You.
Comments