TONNY BENNETT
ARTS QA - POR MONSIEUR SERIN
ENCANTOS DA MÚSICA POPULAR
TONNY BENNETT
Cantor de traditional pop standards e jazz, Anthony Dominick Benedetto, o famoso Tony Bennett nasceu em 1926, em Nova Iorque. Com 70 anos de carreira e, ainda na ativa aos 96 anos de idade, já ultrapassou a marca de 60 milhões de discos vendidos.
Criado em Nova Iorque, Bennett começou a cantar em tenra idade. Começou sua carreira profissional como crooner de música pop tradicional e seu primeiro grande sucesso foi com a balada “Because of You. Ele começou a ganhar popularidade nos jukeboxes, em seguida, alcançou o número um nas paradas pop em 1951 e permaneceu lá por 10 semanas, vendendo mais de um milhão de cópias. No final daquele ano, alcançou o topo das paradas com “Cold, Cold Heart”. A gravação de Bennett “Blue Velvet” também foi muito popular e atraiu fãs adolescentes escandalosas em shows no famoso ‘’Paramount Theater’’, em Nova York (Bennett fez sete shows por dia, a partir das 10h30 e em outros lugares).
Com a explosão do rock and roll em 1955, a dinâmica da indústria da música mudou e tornou-se cada vez mais difícil para os cantores pop se saírem bem comercialmente. No entanto, Bennett continuou a fazer sucesso, colocando oito músicas na Billboard Top 40 durante o final da década de 1950, com “In the Middle of an Island” atingindo nova colocação, em 1957.
Como esse espaço é pequeno para detalhar sua carreira fulgurante e as diversas homenagens e premiações que recebeu, cabe ressaltar que numa época em que Frank Sinatra era a estrela máxima do cenário musical norte americano, Bennet ocupava posição de destaque e muita gente o preferia a Sinatra.
Tony casou-se por duas vezes e teve quatro filhos.
Selecionei três canções que poderão ser curtidas no blog Arts Qa do site Quartiers des Arts:
“I Left My Heart in San Francisco”, “Body and soul”, em dueto com Amy Winehouse e “I've Got You Under My Skin”, em dueto com Lady Gaga.
Comments