top of page

Um dos melhores Oscar de todos os tempos

Olá Quartières!

Hoje voltamos a falar sobre o Oscar, desta vez já conhecendo os vencedores.

 

Creio que foi um dos melhores Oscar de todos os tempos, tanto em termos de cerimônia quanto de premiação.

 

Achei a premiação justíssima. Todo ano faço  meus prognósticos e este ano obtive meu recorde. Acertei 21 das 23 categorias (errei som, que pensei que iria para "Oppenheimer" e documentário de curta metragem, que sempre é uma incógnita pois raramente conseguimos ver os indicados). Portanto todos os meus favoritos venceram e fiquei bem feliz com os resultados.

 

Apesar da forte concorrência as vitórias de "Oppenheimer" e de seu diretor Christopher Nolan já eram esperadas. Entre os atores e atrizes a disputa era ainda mais acirrada e não havia favoritos pois todos estavam ótimos. Mas creio que a interpretação da Emma Stone realmente era um pouco superior às demais devido às suas muitas nuances e entrega  total e corajosa a um papel polêmico e arrebatador. Cillian Murphy está corretíssimo em "Oppenheimer", porém no mesmo nível de Paul Giamatti e demais concorrentes e qualquer um deles poderia ter ganho. Acerto total nos coadjuvantes também.

 

Com relação ao filme internacional, a vitória de "Zona de Interesse" era esperada. Quando um filme indicado a melhor filme internacional também está indicado para melhor filme, ele geralmente ganha como filme internacional. Isso já aconteceu nos últimos anos com filmes como "Amor", "Roma", "Parasita", "Drive My Car" e "Nada de Novo no Front".

 

Quanto aos filmes de animação, "O Menino e a Garça" é mesmo muito superior aos outros indicados. Não era o favorito, mas teve um vitória muito justa.

 

No que tange à cerimônia, creio que também correu muito bem. Priorizaram o cinema em vez do humor sem graça e de baixo nível. Os números musicais foram cuidadosamente preparados (com destaque para o show de Ryan Gosling em "I Am Ken") e foi muito legal homenagear os 5 indicados em cada categoria de atuação, com a presença de vários premiados do passado. Houve momentos engraçados, normalmente ligados aos filmes concorrentes e, de forma geral, com poucos momentos constrangedores.

 

O ano de 2023 foi um ótimo ano para o cinema e pode ser considerado como um renascimento. Ano de muitos sucessos de bilheteria e filmes de grande qualidade. E o Oscar deste ano soube reconhecer estes bons filmes em suas indicações e também com uma premiação justa e inquestionável. Que assim continue nos próximos anos.

 

Boa semana e bons filmes a todas



Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page